Festa das Vindimas celebra 50 anos
Publicado a 08-08-2013
Entre 29 de agosto e 3 de setembro, Palmela vive mais uma edição da Festa das Vindimas, em celebração do vinho, da vinha e de um novo ciclo de trabalho agrícola. Promovida pela Associação das Festas de Palmela, com o apoio da Câmara Municipal, a Festa das Vindimas reveste-se de especial simbolismo, ao comemorar 50 anos.
Além dos momentos mais tradicionais, que, anualmente, coroam o programa – caso da Eleição da Rainha das Vindimas, da Pisa da Uva e Bênção do Mosto, do Cortejo dos Camponeses, dos Cortejos Alegóricos e do Espetáculo Pirotécnico – são várias as iniciativas que marcam a passagem de meio século desta festividade. A Marcha das Vindimas 2013 será cantada por um coletivo de cantores que, ao longo dos anos, emprestaram a sua voz à Marcha. No fecho da festa, depois do desfile do Cortejo Noturno e acompanhando o espetáculo pirotécnico, será apresentada a “Sinfonia à Terra”, um concerto comemorativo, composto pelo Maestro palmelense Jorge Salgueiro e interpretado pelos músicos da Sociedade Filarmónica Palmelense, da Sociedade Filarmónica Humanitária e do Conservatório Regional de Palmela, por um coro constituído pelos anteriores intérpretes das Marchas das Vindimas e pelos coralistas das referidas instituições. A anteceder a Festa, a organização propõe, também, a realização de um Brinde Universal com Moscatel Setúbal. Muita música, desporto, animação e exposição e venda de produtos regionais, com especial destaque para os vinhos dos produtores da região, são mais alguns dos motivos de interesse para uma visita à Festa das Vindimas.
Brinde Universal com Moscatel aos 50 anos da Festa
Para assinalar o 50º Aniversário da Festa das Vindimas, a Associação das Festas de Palmela promove um brinde, aberto à participação de todos os interessados, que será realizado a 24 de agosto, à meia-noite. Nesse momento, todos os participantes, maiores de 18 anos, farão, em simultâneo, um brinde com Moscatel de Setúbal, quer se encontrem no concelho de Palmela, em Portugal ou espalhados pelo mundo.
Em Palmela, está já confirmada a realização do brinde na «White Party», a realizar pela Sociedade Filarmónica Humanitária no Largo de S. João, e na festa «Welcome Vindimas», promovida pela Sociedade Filarmónica Palmelense “Loureiros” na sua sede. Estão, igualmente, previstos brindes em ações organizadas por outras associações, clube e empresas, bem como por grupos de amigos e famílias.
Todos os participantes neste brinde poderão ficar com o seu nome inscrito para a posteridade numa placa que assinala o evento, colocada na parede da Escola Básica Joaquim José de Carvalho, no Largo de S. João, em Palmela, junto à Casa-Mãe da Rota dos Vinhos da Península de Setúbal. As inscrições para incluir o nome na referida placa, mediante uma comparticipação no valor de cinco euros, deverão ser feitas até às 23 horas do dia 24 de agosto. A placa será descerrada a 3 de setembro, o último dia da Festa das Vindimas 2013.
Mais informações em https://brindefestavindimasp.wix.com/brinde