Douro e Porto eleitos Wine Village of the year

Publicado a 31-01-2013

Munskänkarna, o maior clube de vinhos do mundo, entregará a distinção no dia 06 de fevereiro, pelas 18h00, no IVDP, no Porto 

O maior clube de vinhos do mundo, o sueco Munskänkarna, elegeu o Porto e o Douro como a Wine Village of the Year de 2012. A distinção será entregue no dia 06 de fevereiro, pelas 18h, nas instalações do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto - IVDP, no Porto.

A ViniPortugal e o IVDP associam-se a esta iniciativa que pretende promover os vinhos do Douro e do Porto, e os vinhos portugueses, não só no mercado sueco como nas várias secções da associação, junto dos mais de 24.000 membros e de consumidores de vinho, meios de comunicação social e importadores e distribuidores.

Para Manuel Novaes Cabral, presidente do IVDP, “ é com muito orgulho que o Porto e Douro recebem esta distinção que enaltece os vinhos portugueses, promove a mais antiga região vinícola do mundo, que tem sido reconhecida pela crítica internacional, e a cidade que empresta o seu nome ao vinho do Porto. Esta designação constitui, em simultâneo, uma boa oportunidade para projetar os vinhos do Porto e do Douro em mercados internacionais, em particular no mercado sueco, numa altura em que a crescente orientação para o exterior se afirma a melhor estratégia a seguir pelos produtores nacionais”

Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal, afirma que “o crescimento de 7,5% do vinho português no mercado sueco, até setembro de 2012, confirma que os produtores nacionais têm sabido aproveitar as oportunidades que lhes têm sido proporcionadas nos mercados nórdicos. Em 2013 a ViniPortugal investirá 200 mil euros neste mercado, pois, não obstante as restrições dos monopólios no retalho, administrados pelo Estado, existe potencial de crescimento e fortalecimento da presença dos vinhos portugueses”.

Após a cerimónia de entrega da distinção, no dia 06 de fevereiro, os membros da direção da Munskänkarna permanecerão em Portugal para acompanhar o primeiro dia do Essência do Vinho, onde terão possibilidade de degustar vários vinhos portugueses e contactar com produtores, e no dia 08 de fevereiro partirão para uma viagem de dois dias pela região do Douro, onde terão oportunidade de visitar várias quintas produtoras de vinho do Douro e do Porto.

Ao longo de 2013 a associação incentivará os seus membros a viajarem pelo Porto e Douro e a aprofundarem o conhecimento sobre os vinhos destas regiões. Em colaboração com a ViniPortugal e com o IVDP, será disponibilizada informação das regiões no site Munskänkarnas, onde serão sugeridos hotéis, restaurantes, adegas para visitas, entre outra informação, designadamente sobre enoturismo. Operadores turísticos garantirão a organização de um número de viagens de grupo pela região.

 

Sobre o clube de vinhos Munskänkarna:

Munskänkarna é o maior clube de vinhos do mundo sem fins lucrativos. Foi fundado em 1958, na Suécia, e conta com 24 000 membros. A educação é um dos pilares estratégicos da associação, que organiza provas regulares e cursos em mais de 150 delegações, tanto na Suécia como no exterior, com o objetivo de disseminar conhecimento sobre o vinho, abordando diferentes temáticas, dirigindo-se a públicos com diferentes níveis de competências. Na sua revista “Munskänken”, com oito edições anuais, são testados e apresentados todos os novos vinhos lançados no mercado sueco através Systembolaget

Todos os anos a associação Munskänkarna nomeia uma cidade ou uma área como “The Wine village of the Year.” Uma honra que distinguiu várias regiões ao longo de 16 anos.

A ideia de nomear “The Wine village of the year” nasceu em 1991 e foi realizada pela primeira vez em 1993, quando Freinsheim em Palatinate, na Alemanha, foi designada a primeira “The Wine village of the year”. Depois esta distinção já foi atribuída a várias aldeias / regiões: Kaysersberg, França (1994), Montalcino, Itália (1995), Viena, Áustria (1996), Jerez, Espanha (1997), Tain-Tournon, França (1998), Durbach, Alemanha (1999), Chinon, Loire, França (2000), Perpignan, França (2001), Deidesheim, Alemanha (2002), Haro em Rioja, Espanha (2004), Würzburg na Francônia (2009), Alemanha, Chateauneuf-du-Pape , França (2010) e Stellenbosch na África do Sul, 2011.

  

Sobre a ViniPortugal

A ViniPortugal é a associação interprofissional do setor vitivinícola que tem como missão promover a imagem de Portugal, enquanto produtor de vinhos por excelência, valorizando a marca “Vinhos de Portugal” e contribuindo para um crescimento sustentado do volume e do valor dos vinhos portugueses, assim como da sua diversidade. Promove os vinhos tranquilos portugueses em 11 mercados.

A ViniPortugal agrupa estruturas associativas e organizações de profissionais ligadas ao comércio (ANCEVE e ACIBEV), à produção (FENAVI e FEVIPOR), às cooperativas (FENADEGAS), aos destiladores (AND), aos agricultores (CAP) e às regiões demarcadas (ANDOVI).

O seu Plano de Marketing para 2013, no montante de 7 Milhões de euros, atingirá 11 mercados estratégicos, onde serão implementadas mais de 100 ações de diferentes perfis.