CVR Tejo estimula vinhos de qualidade
Publicado a 15-04-2013
São 109 vinhos do Tejo e 29 produtores da Região que, nos próximos dias 18 e 19 de abril, vão estar em competição naquela que é a 4ª edição do ‘Concurso de Vinhos Engarrafados do Tejo’ (CVET) e que se vai realizar no Centro de Promoção Vitivinícola do Museu Rural e do Vinho do Concelho do Cartaxo.
Cada produtor tem a possibilidade de competir com um máximo de 8 vinhos diferentes, em 5 categorias ‘Tranquilos’, ‘Espumantes’, ‘Frisantes’, ‘Licorosos’ e ‘Aguardentes’, sendo que todos têm que possuir as designações denominação de origem protegida (DOP) do Tejo ou indicação geográfica protegida (IGP) do Tejo.
A medalha mais cobiçada do concurso é a de excelência, que será atribuída ao vinho que conseguir as pontuações mais altas dadas pelo painel de jurados, o qual é constituído por conceituados enólogos e jornalistas especializados em vinho.
O ouro e a prata, também, serão atribuídos, após avaliação em regime de prova cega por parte dos jurados, aos vinhos de maior qualidade.
“Este concurso é uma forma de darmos a conhecer aos consumidores os melhores vinhos produzidos na região do Tejo e isso representa um estímulo para os nossos produtores, porque ao quererem ganhar a medalha de excelência elevam, consequentemente, a qualidade dos seus produtos” afirma José Pinto Gaspar, presidente da CVR Tejo.
A organização da 4ª edição do CVET é, novamente, uma parceria entre a CVR Tejo, a Câmara Municipal do Cartaxo e a Confraria Enófila Nossa Senhora do Tejo.