Nem sempre é preciso mais para crescer basta gerir bem
A eficiência da exploração pecuária é fundamental para o lucro da mesma e hoje é impossível pensar-se estar nesta actividade sem que se implementem técnicas que contribuam para o melhoramento dessa mesma eficiência. Soluções e serviços técnicos que as Associações não tinham capacidade para oferecer aos seus associados estiveram na origem da Agro.Métrica, uma jovem empresa de Évora liderada por Helena Babo e Ana Carrasco, ambas com formação em engenharia zootécnica.
Desses serviços fazem parte, entre outros, contrastes leiteiros, higiene do leite, testes de paternidade, informatização de dados e análises estatísticas.
As primeiras solicitações visaram a implementação da legislação relativa à higiene do leite e seguidamente a informatização de dados das explorações para posterior análise e tomada de decisões visando a melhoria de eficiência da mesma.
Infelizmente, dizem as empresárias, da parte dos produtores ainda há alguma resistência a estes processos de modernização, justificada pela difícil situação económica não propícia a investimentos, embora entendam, que o retorno seria bastante compensador.
Extremamente importantes também são os contrastes leiteiros que permitem avaliar a quantidade e a qualidade do leite produzido por cada animal com posterior registo e análise de dados.
O serviço mais solicitado ultimamente é o dos testes de paternidade em pequenos ruminantes, embora possam ser feitos a outras espécies, com o objectivo de melhorar as raças e as explorações porque com este dado fidedigno é possível eleger os melhores animais.
Identificação Electrónica Animal vai evitar muitas perdas de dados
Agora a empresa está a preparar-se para avançar com a Identificação Electrónica Animal, que vai passar a ser obrigatória e vai permitir “um sem número de coisas”, embora a mais importante para as responsáveis da Agro.Métrica seja evitar a perda da identificação do animal e a consequente perda de dados a ele associados, situação até agora frequente, com consequências desagradáveis, “porque acaba por ser como se o animal voltasse a nascer”. Diz Helena Babo que as Associações que fazem melhoramento das raças autóctones já utilizam o sistema e notam que existe muito menos perda de dados. Este conhecimento existe porque a empresa trabalha actualmente com quatro Associações que representam cinco Raças Autóctones, entre ovinos e caprinos.
Neste momento a área de intervenção da empresa tem-se concentrado mais no Alentejo e Algarve, embora tenha cobertura nacional. Daquilo que tem recolhido no terreno a percepção é que existe uma preocupação com o melhoramento das explorações mas ao mesmo tempo há medo de investir, também fruto de algum desconhecimento das melhorias que poderiam obter nas suas explorações com medidas até simples.
Constatam através dos indicadores estatísticos do sector que este não tem crescido, bem pelo contrário. A realidade é que quem quer sobreviver na actividade tem ganho dimensão, mas por outro lado há muito abandono. Deixam ainda bem reforçada a ideia que para crescer e aumentar a produção nem sempre significa mais animais, bastando muitas vezes uma melhor gestão do que já existe.
Serviços
Higiene do leite
Os requisitos do pacote legislativo da higiene dos géneros alimentícios de origem animal têm por base assegurar um elevado nível de protecção da vida e saúde humana, cabendo aos operadores das empresas do sector alimentar a principal responsabilidade de garantir a segurança dos géneros alimentícios.
No que diz respeito às explorações produtoras de leite e queijarias, a AGRO.MÉTRICA oferece um serviço de consultoria que inclui:
.Visita à exploração ou empresa;
.Recolha de amostras e análises à água.;
.Recolha de amostras e análises ao leite;
.Apresentação de resultados.
Identificação Electrónica Animal
Este serviço inclui:
. Introdução do bolo reticular;
. Substituição do brinco SIA actual pelo brinco incluído no kit de identificação ou brincagem inicial do animal;
. Registo de correspondência entre o brinco SIA anterior e o novo sempre que necessário;
. Emissão de relatório de identificação para o produtor em papel e suporte informático.
Contrastes leiteiros
No âmbito do melhoramento animal de rebanhos de aptidão leiteira, a AGRO.MÉTRICA dispõe de um serviço de contraste leiteiro para avaliação da qualidade e quantidade de leite produzido por cada animal individualmente.
Preenchimento e Manutenção do REDoc (Livro de Registo de Existências e Deslocações)- Serviço Complementar à Identificação Electrónica Animal
Este serviço inclui:
. Leitura inicial de todos os animais existentes;
. Preenchimento da versão electrónica do REDoc com base na identificação electrónica (permite a consulta rápida e fácil por parte do produtor do seu REDoc actualizado sempre que necessário através de uma password numa plataforma na Internet);
Duas leituras por ano para controlo das existências do efectivo.
Testes de Paternidade
Recolha de material genético em pequenos ruminantes para caracterização genética com o intuito de determinar mães e pais no registo de parto, confirmar identidades de reprodutores ou futuros reprodutores, promover a rastreabilidade dos produtos de qualidade e determinar a susceptibilidade genética ao scrapie.
Informatização e Gestão de Dados
No âmbito da criação e manutenção de bases de dados das explorações pecuárias e das Associações de Criadores, a Empresa disponibiliza um serviço de informatização de dados reprodutivos e produtivos de rebanhos e de gestão de informação.
Análise Estatística
A AGRO.MÉTRICA efectua análises estatísticas em diversas áreas de conhecimento (medicina, produção animal e vegetal, informática, etc.) e para diferentes níveis de trabalho, como investigação, trabalhos de empresas, trabalhos académicos (fim de curso, mestrados, doutoramentos) etc.