Limousine

A raça Limousine é originária do Sul de França e encontra-se em Portugal desde os meados do século passado, tendo-se adaptado com muita facilidade às condições climatéricas nacionais. No passado foi uma raça de trabalho, tendo neste período sido seleccionados os animais com melhores massas musculares, ou seja, com mais força, e também com o comportamento mais dócil, de modo a facilitar a sua domesticação. Com a mecanização da agricultura os animais da raça Limousine deixaram de fazer os trabalhos que as máquinas podiam fazer, mas conservaram as características que desenvolveram durante séculos, aliando a estas a facilidade de partos, a qual sempre foi um ponto forte desta raça, nascendo os animais pequenos e crescendo rapidamente durante os primeiros meses de vida, superando outras raças em peso e conformação. 

Destacam-se assim algumas das principais qualidades da raça Limousine:

Facilidade de partos, com animais abaixo dos 40kg ao nascimento;

Rapidez de crescimento, com ganhos médios diários acima de 1200g;

Docilidade e rusticidade, facilitando a adaptação e o maneio.

 

 

 

 

 

 

 

 

Estas características são transmitidas à descendência, quando se utilizam reprodutores puros certificados, resultando em performances superiores, tanto nos crescimentos obtidos até ao desmame e engorda, como nos pesos e rendimentos de carcaça obtidos. Um animal descendente de linhas puras, ingere aproximadamente a mesma quantidade de alimento que um animal cruzado, manifestando contudo índices de crescimento muito superiores e consequentemente um maior rendimento.

 

Os dados científicos mais recentes apontam, ao longo da última década, para um aumento aproximado de peso ao abate, em animais de cruzamento tipo F1, aquando da utilização de machos Limousine certificados, de cerca de 60 kg a 90 kg a mais dos que em animais criados nas mesmas condições, mas provenientes de animais já cruzados.

A ACL – Associação de Criadores Limousine é a responsável pela gestão do livro genealógico da raça, onde constam cerca de 4000 vacas em linha pura, que permitem colocar no mercado anualmente um número de machos reprodutores de excelente qualidade, assim como vários animais de aptidão cárnica, que se destacam nos leilões em todo o território nacional.

Os machos Limousine podem obter três níveis diferentes de certificação, OURO, PRATA e BRONZE, de acordo com o crescimento demonstrado e morfologia apresentada, representando qualquer uma destas classificações o ponto mais alto da selecção de reprodutores bovinos e a melhor opção para todos os tipos de bovinicultura.