Programa europeu dá voz ao sabor da Banana da Madeira
“Porque é que a Banana da Madeira sabe tão bem?” é o mote da nova campanha de comunicação que a Banana da Madeira adota no âmbito do programa europeu de divulgação do Símbolo RUP. Com assinatura da Brandia Central, a associação direta entre a origem do fruto e o seu sabor distintivo culmina na resposta “Porque vem de uma RUP, pois vem!”.
A banana da Madeira, que gerou receitas no valor de 12,6 milhões de euros em 2013, representando um aumento de 1,8 % face a 2012, está inserida num programa de apoio às Regiões Ultraperiféricas (RUP) impulsionado pela Comissão Europeia. O objetivo é promover o símbolo gráfico que certifica a qualidade dos géneros alimentares provenientes dos territórios que, apesar de geograficamente distantes do continente europeu, são parte integrante de países da UE.
Iniciado em 2011, o projeto entra agora no seu último ano e aposta na valorização deste paladar nacional cuja produção anual é maioritariamente exportada para o continente (85%).
“Dar voz ao sabor da Banana Madeira é o desafio que nos propomos. Quando sabemos que 74% dos portugueses considera ser esta a principal característica distintiva do fruto, é com expectativa que aguardamos o impacto da campanha junto dos consumidores” afirma Jorge Dias, presidente da GESBA - Empresa de Gestão do Setor da Banana, a entidade responsável pela implementação do programa em território nacional.
“Porque a Banana da Madeira faz parte do ADN da ilha e a sua qualidade está intimamente ligada à origem, foi incontornável a integração dos elementos mais típicos desta Região Ultraperiférica na linguagem gráfica adotada” refere Miguel Viana, diretor criativo da Brandia Central. “Para além da associação sabor-origem, nesta terceira campanha procurámos ainda traduzir o papel dinamizador que esta cultura agrícola desempenha na região” conclui.
O novo conceito de comunicação, já integrado no website e na página de Facebook da marca, vai estar em destaque nos eventos desportivos apoiados pela Banana da Madeira e nas ações de promoção a ser desenvolvidas, um pouco por todo o país, ao longo do próximo ano.
Símbolo RUP
O Símbolo RUP é uma certificação europeia de qualidade para os géneros alimentícios provenientes das Regiões Ultraperiféricas - territórios geograficamente distantes do continente europeu, mas que são parte integrante dos países da União Europeia a que pertencem. A sua divulgação junto dos diferentes públicos - consumidor final, produtores e empresas transformadoras e retalhistas - insere-se no Programa Europeu Transnacional de Informação Sobre o Símbolo Gráfico das Regiões Ultraperiféricas.
Regiões Ultraperiféricas
Portugal: Açores e Madeira
França: Guadalupe, Martinica, Reunião, Guiana Francesa, São Martinho e Maiote.
España: Ilhas Canárias