Técnicos discutiram modelo de orientação para a produção de mirtilo

Publicado a 07-11-2013

Encontro realizado em Guimarães juntou técnicos que analisaram e debateram o documento de orientações técnicas para a produção de mirtilo em solo na região Norte e Centro de Portugal

Cerca de duas dezenas e meia de técnicos reuniram-se na passada terça-feira, dia 5, em Guimarães, para analisar e discutir o documento de orientações técnicas para a produção de mirtilo em solo na região Norte e Centro do país.

O objetivo deste documento, elaborado pela Agim, COTHN e INIAV e discutido com técnicos da fileira, passa por criar um documento que contenha as principais orientações técnicas do que deve ser adotado em Portugal, nas zonas Norte e Centro, para a produção em solo do mirtilo.

Pretende-se, com este documento, elevar o nível do conhecimento técnico na cultura do mirtilo em Portugal e contribuir para criar o consenso possível ao nível dos princípios e orientações básicas desta cultura de modo a elevar o potencial produtivo das plantações em quantidade e qualidade das suas produções e minimizar/reparar os erros de instalação que estão a ser cometidos um pouco por todo o país.

O III Encontro de Técnicos promovido pela Agim neste ano de 2013 começou com uma visita às instalações da Bioberço, em Guimarães, uma exploração que possui cerca de um hectare de plantação de mirtilo, 6.000 metros quadrados de framboesa e 2.000 metros quadrados de groselha. No local, os técnicos trocaram ideias e esclareceram dúvidas com a produtora, Fernanda Machado.

Seguiu-se a análise do documento de orientações técnicas, que foi amplamente discutido e que contou com o contributo de todos os técnicos presentes, o que permitirá obter um documento muito mais rico e completo.

O próximo passo será a elaboração de um documento final com a inclusão das diversas sugestões apresentadas pelos técnicos.

Este III Encontro de Técnicos foi realizado no âmbito do projeto Cluster Pequenos Frutos, em parceria com o COTHN e o INIAV. A Agim, o COTHN e o INIAV agradecem a colaboração de todos os técnicos presentes neste encontro.

A Agim prepara já um plano para 2014 que contará com a realização de três encontros de técnicos, estando o próximo agendado para março do próximo ano na região do Algarve e que será dedicado às Orientações Técnicas da Produção de Framboesa em Portugal.