Fileira dos cogumelos reuniu-se em Idanha

06-12-2013
 

A Jornada Técnica “Cogumelos de Cultura” juntou, na passada quarta-feira, dia 4, mais de uma centena de pessoas em Aldeia de Santa Margarida (Idanha-a-Nova).

Empreendedores, investigadores e técnicos de organismos estatais de todo o país partilharam conhecimentos teóricos e práticos sobre a produção de cogumelos, numa sessão de trabalho coorganizada  pela Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Junta de Freguesia de Aldeia de Santa Margarida e Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAPCentro).

O interesse que esta ação suscitou junto da fileira micológica evidencia o crescimento de uma atividade que, só na região centro, conta com 58 projetos aprovados no âmbito do programa de desenvolvimento rural Proder, num investimento total de 6 milhões de euros. Onze destes projetos estão localizados no distrito de Castelo Branco, revelou, na sessão de abertura do evento, Adelina Martins, diretora da DRAPCentro.

A jornada destinou-se a esclarecer dúvidas sobre investimento, cultivo, conservação e comercialização de cogumelos de cultura. Para o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, esta atividade representa “uma oportunidade de inovação e empreendedorismo no Mundo Rural”.

O momento alto da jornada terá sido a visita guiada à exploração local de produção de cogumelos em troncos Bio Beirão. Relatando a sua experiência, o jovem empresário Henrique Raposo, 32 anos, identificou constrangimentos, desafios e técnicas que emprega na sua atividade desde que em dezembro de 2012 instalou duas estufas (900 m2 no total) em Aldeia de Santa Margarida. Carência de informação sobre produção de cogumelos, escassez de canais de comercialização e necessidade de avançar primeiramente com capital próprio são dificuldades identificadas por Henrique Raposo.

O programa de trabalhos, coordenado por José Gravito Henriques, da DRAPCentro, contou ainda com intervenções de duas investigadoras do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV). Ana Cristina Ramos falou sobre o cultivo de Lentinula edodes ('Shiitake') e Maria Margarida Lobo Sapata sobre a conservação de cogumelos de cultura em fresco e transformados.