Católica Porto testa introdução de péptidos em novos alimentos
Publicado a 15-02-2013
Investigação foi desenvolvida em parceria com a Universidade de Medicina do Porto e com a Saloio, Unicer, Frulact e Biostrument
A Escola Superior de Biotecnologia (ESB) da Católica Porto apresentou hoje os resultados do projeto ACTIPEP. Trata-se de uma investigação que se centra na melhoria nutricional de alimentos, através da utilização de subprodutos, nomeadamente o soro obtido na produção de queijo e a levedura de cerveja. Através destes resíduos até aqui subvalorizados, e tendo em conta o seu elevado teor proteico, a ESB produziu novos extratos peptídicos, que revelam características biológicas únicas. Trata-se de uma linha de trabalho desenvolvida em parceria com a Faculdade de Medicina do Porto e com as empresas Saloio, Unicer, Frulact e Biostrument, contando também com o apoio da Escola Superior Agrária de Coimbra.
O projeto permitiu obter igualmente extratos com propriedades nutracêuticas ímpares, nomeadamente a nível antihipertensivo, antimicrobiano e prebiótico. A investigação assume-se ainda como uma solução alternativa e com suporte científico sustentado – com compreensão global do ponto de vista económico, técnico-industrial e ambiental – a um problema bem identificado de duas indústrias de setores distintos, mas com problemas semelhantes (Queijo Saloio e Unicer), nomeadamente no que diz respeito ao aproveitamento de resíduos da produção.