Cooperativa Agrícola dos Fruticultores da Cova da Beira recebe jovens empreendedores da Academia 2012/2013
Publicado a 09-04-2013
No próximo dia 11 de abril, entre as 10h00 e as 13h00, a Cooperativa Agrícola dos Fruticultores da Cova da Beira, vai receber um grupo de jovens formandos da Academia do Centro de Frutologia Compal, uma iniciativa de formação e apoio na área da fruticultura que tem como destinatários jovens empreendedores agrícolas que pretendem instalar-se, aumentar, ou reconverter a sua exploração agrícola.
A formação, conduzida pela Eng. Sandra Martins vai incidir nas técnicas pós-colheita da cereja, maçã e marmelo, na gestão da produção, planeamento e comercialização e abordará também os parâmetros de qualidade, a separação em categorias, cor e calibre, embalamento e seus cuidados, conservação e expedição dos produtos.
A sessão formativa possibilita ainda o contato e o intercâmbio de conhecimentos e experiências com produtores, técnicos e empresários agrícolas, de forma a que os participantes conheçam as características e exigências do setor.
Esta formação está inserida num conjunto de módulos práticos e teóricos, que contempla visitas a explorações agrícolas modelo e centros de experimentação, com a duração de 46 horas, e que culmina com a atribuição de três bolsas de instalação no valor de 20.000 euros cada, aos três melhores projetos apresentados. Por sua vez, a Compal irá adquirir preferencialmente o excedente da fruta produzida por estes três produtores, dentro das suas necessidades de matéria-prima, comprometendo-se a apoiá-los na identificação de outros canais de escoamento da produção.
Os objetivos desta iniciativa passam por contribuir para o desenvolvimento do setor frutícola, estimulando a inovação ao nível da produção da fruta. Para além disso, a Academia 2012/2013 é uma oportunidade para os participantes adquirirem conhecimentos que suportam a prática sustentável da fruticultura, considerando as especificidades por espécies, ao mesmo tempo que potencia o associativismo e a cooperação entre fruticultores. O objetivo é que estes ganhem escala e reforcem o setor frutícola português.
Esta iniciativa tem como parceiros a Associação dos Jovens Agricultores de Portugal, a Associação Nacional de Produtores de Pêra Rocha, a Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal, a Cooperativa Agrícola dos Fruticultores da Cova da Beira, a Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, as Direções Regionais de Agricultura e Pescas (Centro; Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo), a Fruteco – Fruticultura Integrada, o Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa e a Sociedade Agrícola de Quinta de Lamaçais.