Editorial

 

Ventos de mudança...........

 

Na última década tem-se verificado um incremento dos fluxos do comércio internacional de produtos alimentares em Portugal. A capacidade exportadora do setor está a apresentar um grande dinamismo com as exportações a crescerem a um ritmo superior ao das importações.

Apesar disso, o complexo agroalimentar ainda apresenta níveis de autoaprovisionamento que revelam uma dependência do exterior. Já o complexo florestal apresenta níveis de aprovisionamento acima dos 100% evidenciando a sua orientação exportadora contribuindo positivamente para o saldo da balança comercial.

Como já é sabido o Parlamento Europeu, aprovou recentemente a nova Política Agrícola Comum para os anos de 2014 a 2020. A fatia para Portugal rondará os 8 mil milhões de euros, dos quais 4 mil milhões para ajudas diretas e 3,6 mil milhões para o desenvolvimento rural.

Inicia-se assim em 2014 um novo período de programação de fundos comunitários, nos quais se insere o apoio ao desenvolvimento agrícola e rural a financiar pelo Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER).

Por estas e outras razões, estamos esperançados que 2014 vai ser um ano de extrema importância para a agricultura em Portugal e o setor agrícola vai finalmente assumir-se como a chave para a recuperação económica.

A revista Voz do Campo acompanhará toda a dinâmica, informando mensalmente os seus leitores, com uma imagem renovada, reforçando as suas reportagens e a publicação de artigos técnico-científicos, sendo a grande novidade a aposta numa forte interação, com recurso a um conjunto de colóquios de temas variados e adaptados à época do ano e à região onde irão decorrer.

A revista Voz do Campo deseja a todos os seus colaboradores, parceiros comerciais e leitores em geral, um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo !

 

Paulo Martins Gomes, diretor
dezembro 2013