Semente VILROB: Eficácia comprovada por resultados de ensaios
Hoje em dia o mercado da cenoura exige um produto final de alta qualidade. Sendo um meio cada vez mais global, as estruturas de produção e comercialização apresentam um nível competitivo alto. Para responder às exigências do actual mercado, a VILMORIN, através do seu Departamento de Tecnologia de Sementes apostou numa nova apresentação de sementes de cenoura – a semente VILROB ou mini-pildora.
O objectivo desta nova apresentação é conseguir para cada semente semeada uma raiz comercial.
Esta nova tecnologia desenvolvida pela VILMORIN para as suas variedades de cenoura permite obter sementes de forma oval e mais pesadas, com numerosas vantagens técnicas, agronómicas e económicas.
vantagens deste novo tipo de apresentação de sementes:
1. Maior facilidade de sementeira – Devido à sua apresentação esta semente praticamente não tem electricidade estática aquando no semeador pneumático. Isso limita o risco de que várias sementes se juntem e entupam os discos. Pela sua forma redonda e uniforme a semente assenta de forma correcta no orifício dos discos, minimizando o risco de duplicações ou falhas.
2. Sementeira de Precisão – As consequências directas de uma sementeira mal controlada podem ser duas ou mais sementes no mesmo orifício ou então nenhuma.
Os resultados de um estudo realizado em duas zonas de França e na Alemanha mostram claramente a ausência de falta de semente e uma diminuição considerável da duplicação de sementes, no caso da utilização de sementes VILROB.
3. Raízes de tamanho mais uniforme – Cada país e cada segmento de mercado têm as suas especificações quanto ao produto final. No caso da semente VILROB, os resultados das medições realizadas, tanto em Itália como em França, demonstram uma percentagem superior de raízes comerciais.
4. Maior rendimento – Os resultados das medições realizadas em França indicam um rendimento comercial mais alto no caso de um campo semeado com semente VILROB. Isto explica-se devido a menor percentagem de refugo, resultante de uma correcta distribuição das sementes no campo.
5. Alta qualidade – Devido à correcta disposição das sementes no solo, e consequente desenvolvimento das raízes, o Departamento de Desenvolvimento da VILMORIN Ibérica tem vindo a observar um produto final que se aproxima de um produto perfeito, ou seja, nos ensaios de semente VILROB as raízes apresentam-se menos deformadas e com menores danos na epiderme.
Obter um produto final de alta qualidade é um aspecto muito importante para se poder competir.
Resultados em Portugal
Em Janeiro de 2008 realizou um Dia de Campo de Cenoura, no Passil, Montijo (Portugal), que contou com a presença de vários interlocutores da Península Ibérica.
Foi apresentada a gama comercial e também a nova apresentação de semente de cenoura VILROB, para as variedades de estação Soprano e Maestro.
Este campo foi utilizado para recolha de amostras e posterior tratamento dos dados.
Metodologia
A sementeira das variedades Maestro e Soprano nas apresentações VILSEED e VILROB, foi realizada a 11 de Agosto de 2007, com um semeador “Agrícola Italiana” de 9 corpos, a uma densidade média de 1,1Mu/ha.
A colheita de amostras de cenoura, nos dois tipos de apresentação foi realizada no dia 22 de Janeiro de 2008. Foram divididas por calibres – 25/35 e 35/45, pesadas, calculado o refugo e realizada a extrapolação do rendimento bruto e líquido por hectare.
Embora o rendimento bruto para ambas as variedades seja superior na apresentação VILSEED, o rendimento líquido é sempre superior para a apresentação VILROB, o que explica a menor percentagem de refugo, neste caso.
Com Soprano o valor do rendimento comercial foi mais elevado que com Maestro, o que confirma a sua precocidade em campo para ciclos de produção de estação.
O efeito da utilização de semente VILROB notou-se sobretudo nos calibres 35/45.
No caso de Soprano VILROB, comparando com VILSEED, verificou-se uma percentagem mais alta de calibre 35/45 e muito menos refugo.
No caso de Maestro VILROB, comparando com VILSEED, a percentagem de calibes 25/35 foi semelhante e de calibre 35/45 e refugo menor.
Quanto ao rendimento líquido, entre Maestro VR e Maestro VS encontrou-se uma diferença de mais 3,31T/Ha, e entre Soprano VR e Soprano VS encontrou-se o valor de 6,77T/Ha.