Morango do Ribatejo: Distingue-se pelo sabor, cheiro e consistência do fruto
Embora seja um fruto mais associado às estações da Primavera e do Verão, hoje em dia o morango já é produzido praticamente todo o ano, com recurso a variedades e sistemas de produção mais inovadores. O Ribatejo não é excepção e os associados da Hortopaço-Cooperativa Agrícola de Comercialização Hortofrutícola - hoje produzem morango durante uma boa parte do ano, sobretudo com as variedades “Camarosa” e “Albion”.
Quase todos concentrados no lugar de Paço dos Negros, na freguesia de Fazendas de Almeirim os cerca de 20 produtores dominam perfeitamente a cultura que se apresenta cara e exigente, daí que obrigue a um acompanhamento permanente para garantir uma boa produção, conforme nos garante o gerente da Hortopaço, Agostinho Fernandes.
Já há protótipo para colheita mecânica
Feita em pequenas áreas a cultura do morango é toda preparada mecanicamente mas tanto a plantação como a colheita são manuais, no caso da última operação porque se trata de um fruto extremamente sensível para o qual ainda não existem máquinas “perfeitas”, embora o nosso interlocutor avance que ainda recentemente foi apresentado um protótipo numa Feira em Espanha com esse objectivo. Em seu entender seria uma inovação muito bem-vinda já que a dificuldade em conseguir mão-de-obra tem sido crescente.
Uma vez apanhado o morango é imediatamente colocado em caixas de cinco quilos (granel) destinadas aos mercados tradicionais, em caixas de dois quilos (granel), destinadas à grande distribuição (cash and carry) e finalmente em caixas de 500 gr para as grandes superfícies. Para aperfeiçoar estas embalagens mais pequenas a Cooperativa adquiriu uma máquina de flow-pack que vai substituir o trabalho manual de colocar as tampas nas caixas que são assim revestidas com uma película plástica.