Vinhas (quase) sem mão-de-obra
Sempre com o objectivo de reduzir a mão-de-obra, que escasseia cada vez mais nas regiões vitivinícolas, a Provitis e a Jopauto preparam-se para lançar ainda este ano um Levantador/ Encordoador da vegetação da vinha.
Comercializar máquinas e equipamentos, agrícolas e industriais e também prestar serviços de assistência e pós-venda estiveram na base da criação da Jopauto – Comércio e Indústria de Máquinas e Automóveis, S.A. em 1983 - uma empresa de cariz familiar situada na vila duriense de S. João da Pesqueira.
Mantendo os mesmos pressupostos a empresa conseguiu a concessão de algumas das grandes marcas internacionais de máquinas e equipamentos agrícolas, sendo concessionário na região de máquinas e tractores New Holland, Pulverizadores Hardi, Tesouras Eléctricas Electrocoup e equipamentos das marcas Herculano e Rocha.
A Jopauto representa em exclusividade para todo o país as marcas Clemens, Boisselet e Provitis, destinadas a mecanizar as várias operações necessárias ao bom desenvolvimento da vinha.
Virgílio Lopes, um dos administradores da Jopauto, recorda ter comercializado a primeira máquina Provitis, no ano de 1992, para uma das grandes empresas produtoras de Vinho do Porto (Taylor´s), o primeiro passo para um longo caminho entretanto percorrido. Equipamentos de pré-poda, despontadoras, esladroadoras, desfolhadoras e levantadores de vegetação compõem o portefólio disponível.
A partir da mais antiga região vitivinícola do país a empresa tem dado cobertura a todo o território nacional tendo um parque de máquinas espalhado por todo o país (com excepção do Algarve) de cerca de 250 Despontadoras e 120 Pré-Podadoras.
Foi feita o ano passado a apresentação do novo modelo de Desfolhadora no Palácio de Mateus em Vila Real com grande sucesso ficando logo vendida aquando a demonstração.
Conta este ano com a apresentação do Levantador/ Encordoador da vegetação da vinha, a máquina Provitis modelo PA 5000, esperando o mesmo sucesso.