Aquecimento de água para estufas a partir de painéis solares em investigação
Fabricar estufas e comercializar sistemas de rega para jardins e agricultura, automatismos e bombagens, tubo gota-a-gota e piscinas são as áreas de actividade da Prilux, uma empresa de Ponte de Vagos, na região de Aveiro, que conta já com duas décadas de experiência e onde a investigação é privilegiada.
Dos sistemas de rega em particular é de referir que cerca de 75% são produtos totalmente próprios, destaca Jorge Neto, director da empresa. Neste momento, a Prilux está presente em todo o processo de cada produto, ou seja, faz tudo desde o projecto até à sua instalação final, no que podemos chamar de serviço chave-na-mão.
A exportação é e tem sido uma das apostas representando já grande parte do volume de negócios da empresa. Espanha e França constituem actualmente os maiores mercados. “Estamos também a entrar no México e além disso temos uma empresa em Angola, nos mesmos moldes, que produz para o mercado local. Dada a pequena dimensão do mercado nacional, o responsável adianta que novos mercados estão a ser estudados, havendo já alguns contactos, principalmente os países de Leste, os países emergentes e também do Médio Oriente.
Expansão da empresa está assegurada por vários projectos
Também o volume de negócios da Prilux tem aumentado de ano para ano e só em 2010 cresceu 13%, o que pode considerar-se uma empresa em contra-ciclo relativamente a muitas outras. Este facto obriga a que o próximo passo seja o aumento das instalações, já insuficientes para responder às solicitações.
A expansão está assegurada por outros empreendimentos até porque a investigação é uma das áreas privilegiadas pela empresa. Nesse campo está a desenvolver-se um projecto para o aquecimento de água para estufas a partir de painéis solares. No próximo ano serão já feitas algumas instalações para testes.