Serra da Estrela unida à volta do seu Queijo

Os três municípios da Comunidade Intermunicipal da Serra da Estrela: Seia, Gouveia e Fornos de Algodres preparam a 1ª Feira do Queijo em comum. De “concorrentes” passaram a parceiros, o que permite um evento de maior dimensão, seja em participantes ou em visitantes, resultando numa maior notoriedade. Desta forma procura-se promover a Serra da Estrela e o seu produto mais emblemático, o Queijo, deixando para segundo plano o nome dos municípios.

Por sorteio coube à cidade de Seia a organização da primeira edição do evento, seguida de Gouveia e Fornos de Algodres nos anos seguintes. A data escolhida foi o sábado de Carnaval, 5 de Março.

Segundo o presidente da Câmara de Seia, Carlos Filipe Camelo, “estão reunidas as condições para que estas parcerias se alarguem a outras áreas”. Aliás, acredita que há uma forte expectativa em relação a este evento precisamente para se colherem resultados e captarem outros municípios vizinhos.

Embora a ideia de uma organização conjunta já não seja nova, só a constituição da Comissão Intermunicipal da Serra da Estrela, veio tornar possível a sua concretização, e abrir as portas para outros municípios que futuramente a queiram partilhar.

São esperados cerca de 200 participantes, entre produtores e artesãos dos três municípios, e a visita de 10 mil pessoas.

Este certame será também a Festa do Pastor e do Produtor, associados directamente ao Queijo. A cultura tradicional estará em destaque, contando com a animação de ranchos folclóricos e bandas filarmónicas dos três municípios.

Ainda na opinião do autarca, esta realização surge da preocupação destas três autarquias em salvaguardarem a preservação deste produto com forte impacto na economia local, uma forma de garantir a notoriedade do Queijo da Serra e reforçar o incentivo, por parte dos produtores, à certificação.