Gigante da fruticultura português com representação em todo o mundo
Criada há duas décadas, a Ferreira da Silva – Importação e Exportação S.A. sediou-se em Vale da Murta, A-dos-Cunhados, no concelho de Torres Vedras. A sua actividade central gira em torno da exportação, importação, embalagem e distribuição de frutas sazonais e tropicais, destacando-se a maçã enquanto produto mais transaccionado, de acordo com informação avançada por um dos sócios da empresa, Vítor Nunes.
Aquando da sua entrada no mercado nacional, a Ferreira da Silva foi responsável pela introdução de novos produtos nos hábitos alimentares portugueses, tal como a manga ou a papaia. Hoje em dia, lidera também na comercialização de produtos exóticos provenientes das mais diversas origens.
“Doce Mel” é a marca Premium e a face mais visível da empresa, cujos produtos se destinam sobretudo ao mercado europeu onde são sinónimo de qualidade.
Actualmente, a Ferreira da Silva é uma das maiores empresas de distribuição de produtos frutícolas na Península Ibérica, mantendo igualmente parcerias em vários países Europeus e Latino Americanos. Com um elevado nível de internacionalização, exporta os seus produtos, principalmente a pêra rocha, para países como o Brasil, Rússia e França. Cerca de 50% dos seus clientes são grandes cadeias de distribuição, sendo a restante metade dividida em partes iguais entre a exportação e o chamado mercado aberto.
Em Berlim para desenvolver contactos e parcerias
A Ferreira da Silva é uma das empresas integrantes da entidade Portugal Fresh, recentemente criada com o objectivo de promover o sector das frutas, legumes e flores a nível nacional e internacional. Vê com optimismo a criação desta entidade, nomeadamente na divulgação do produto nacional depositando fortes expectativas na participação portuguesa, de que fez parte, na Fruit Logistica (a maior feira de frutas e legumes do mundo). O evento realizou-se neste mês de Fevereiro em Berlim, Alemanha, onde estiveram presentes 27 empresas relacionadas com o sector, todas situadas no mesmo stand representativo de Portugal. Com esta participação espera aumentar as exportações, sobretudo a de pêra rocha, assim como conseguir novos contactos e parcerias.
Com o objectivo da diversificação, a Ferreira da Silva alargou a sua actividade para outros ramos nomeadamente o transporte e produção para complementar uma melhor comercialização.
Para promover um Sistema de Gestão da Qualidade, a Ferreira da Silva iniciou em 2004 o processo de certificação HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Point), que culminará com a implementação da norma GSFS (Global Standard Food Safety) . Desta forma a empresa pretende melhorar o seu processo de Gestão, promovendo uma cultura de exigência com efeitos positivos no serviço prestado ao cliente. Quanto a projectos para o futuro, procura aumentar já este ano a sua capacidade de frio, isto é, adquirir novos meios de armazenamento e transporte de produtos frescos.