Pescar truta no Paiva já é possível
Pescar truta no Rio Paiva tornou-se possível face às várias intervenções na rede de colectores de efluentes, na rede de águas pluviais e na recuperação paisagística das margens do rio, por parte da Câmara Municipal de Viseu, que determinou uma melhoria sensível nos parâmetros biofísicos, propiciando o regresso de inúmeras espécies ao rio.
A Federação dos Clubes de Caça e Pesca do Distrito de Viseu, em continuidade deste esforço, entendeu por bem, dinamizar a actividade piscícola tomando algumas medidas de sustentabilidade. Assim, requereu
uma concessão de pesca desportiva no Rio Pavia, compreendida entre a ponte de Casal, limite a montante, e a represa da Casa da Ribeira, limite a jusante, a qual foi autorizada em 29 de Novembro de 2010 através do Alvará n.º 276/2010.
Já se introduziram cerca de 1500 trutas-fário e no passado dia 13 de Março fez-se e o primeiro ensaio, que foi bem sucedido, estando agendado para dia 17 o primeiro Concurso de Pesca Oficial, com presença confirmada do Presidente da Câmara Municipal de Viseu, representantes das Direcções Regionais das Florestas do Centro e Norte e outras entidades.
A concentração está marcada para as 9 horas na manhã, no Parque Novo da Margem Direita do Paiva. O início da pesca será às 10 horas e pelas 13 será distribuído o pescado e feita a entrega de troféus.