“Água, Cultura e Património”: Geopark Naturtejo comemora Dia dos Monumentos e Sítios

O Geopark Naturtejo vai comemorar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios promovendo duas actividades temáticas no próximo dia 17 de Abril, intituladas “Rota do Regadio na Campina de Idanha” e “A Água nas Portas de Almourão”.

Refira-se que o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios celebra-se anualmente a 18 de Abril, Segunda-feira, tendo o Geopark Naturtejo antecipado as iniciativas para o dia anterior, Domingo, no sentido de se tornar uma oportunidade mais acessível aos participantes.

A Rota do Regadio na Campina de Idanha, marcada para as 10h00, será promovida em parceria com a Associação de Regantes e Beneficiários de Idanha-a-Nova e visa realçar as estruturas de engenharia, as histórias, os usos e os caminhos da água naquela que foi a maior realização hidráulica agrícola de Portugal, de há 62 anos.

A Água nas Portas de Almourão, terá inicio pelas 14h00, com uma caminhada pela margem do rio Ocreza onde a água modelou a paisagem ao longo de milhões de anos, vencendo a rochas e onde o Homem recorreu a tecnologias hidráulicas milenares para exploração de ouro, desde os romanos até aos nossos dias.

As inscrições para estas iniciativas são gratuitas e deverão ser efectuadas através dos seguintes contactos: Naturtejo, Empresa de Turismo, EIM, geral@naturtejo.com, telefone 272 320 176 ou telemóvel 962016627 ou www.igespar.pt .

Saliente-se que o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi criado pelo ICOMOS a 18 de Abril de 1982 e aprovado pela UNESCO no ano seguinte. Esta comemoração tem como objectivo sensibilizar o público para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para o esforço envolvido na sua protecção e conservação.

Os temas anualmente sugeridos pelo ICOMOS pretendem promover o estabelecimento de uma ligação efectiva entre as realidades locais, regionais, nacionais e internacionais. Assim, através desta data comemorativa, pretende‐se celebrar o património nacional, mas, também, a solidariedade internacional em torno da salvaguarda e da valorização do património de todo o mundo.

Este ano, o tema para o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios é Água: cultura e património. A água constitui um bem essencial à vida e tem influenciado, de forma decisiva, a actividade humana. Indispensável como meio de subsistência, fonte de energia e matéria prima, tem sido um recurso utilizado para os mais variados fins – circulação e transporte, agricultura, indústria, aplicações terapêuticas, higiene, recreação e lazer, entre outros, condicionando a evolução das sociedades, a sua distribuição geográfica, e influenciando os ambientes naturais, culturas e paisagens.