Entrevista – Presidente da Associação para os Pequenos Frutos e Inovação Empresarial
“Ninguém pense que cultivar mirtilos é ganhar dinheiro sem trabalhar”
09-06-2014
Nasceu em 2006 para dinamizar o centro urbano de Sever do Vouga mas rapidamente extrapolou o seu raio de ação quer geográfico quer de missão. A vertente mais visível da Agim é agora a dos pequenos frutos, daí que no ano passado até tenha alterado a sua designação, tornando-se Associação para os Pequenos Frutos e Inovação Empresarial. Assume então a vontade e desígnio de dar corpo e visibilidade à organização da fileira dos pequenos frutos em Portugal, para o que viu aprovada a sua candidatura ao programa COMPETE precisamente para dinamização do “Cluster dos Pequenos Frutos”, na qual se aliou a outros parceiros.
Também na mesma linha de raciocínio, em setembro do ano passado inaugurou um Campo Experimental de Pequenos Frutos, que entende ser fundamental para a produção de conhecimento nesta área, com particular destaque para o mirtilo. Para o futuro, entre outros projetos, já tem em agenda o lançamento de uma Bolsa de Preços, que sirva de orientação à fileira.
Às portas de mais uma edição da Feira do Mirtilo (26 a 29 de junho), que catapultou Sever do Vouga para a fama, assumindo-se como Capital deste pequeno fruto, entrevistámos António Coutinho, presidente da Câmara e simultaneamente da Agim. [+]