Sogrape Vinhos investiga para reduzir consumos de água nas vinhas

10-03-2014

Consciente da crescente escassez dos recursos hídricos, a Sogrape Vinhos iniciou em 2008 uma investigação para a redução dos consumos de água na viticultura das zonas mais quentes do país. Entre 2010 e 2013, aumentando consideravelmente a eficiência da sua utilização na viticultura alentejana, a empresa registou, em média, uma redução de 20% no consumo de água pela vinha em produção na Herdade do Peso.

Esta poupança resulta de uma nova metodologia implementada pela Sogrape Vinhos, “com o objetivo de limitar a utilização da água ao mínimo indispensável para obter vinhos com a qualidade pretendida”, explica António Graça, responsável pelo departamento de Investigação & Desenvolvimento da empresa. “A ideia é aumentar ao máximo a eficiência de utilização deste precioso recurso e passar da abordagem habitual de regadio para uma estratégia de gestão da secura, apropriada para uma planta como a vinha, que consegue sobreviver com bons resultados mesmo em condições de semi-aridez”, conclui.

Trata-se de uma metodologia desenvolvida a partir do modelo criado pelo Institut National de Recherche Agronomique (INRA) francês, adaptada às condições particulares do Alentejo e às castas utilizadas nesta região, que a par da racionalização do consumo de água se tem vindo a refletir positivamente na qualidade das uvas e vinhos produzidos na Herdade do Peso, transportada cada vez mais para níveis superiores. “Quando sujeita a uma ligeira secura, a videira concentra a sua energia na uva e não nas folhas ou ramos, o que leva a uma acumulação positiva nos frutos de açúcares, precursores aromáticos, pigmentos e taninos”, acrescenta João V. Porto, diretor de viticultura da Sogrape Vinhos.

Na prática, este método assenta na medição semanal da força que a planta necessita de exercer para absorver água do solo, obtendo avaliações comparáveis que permitem seguir a saúde da planta face à humidade ou secura ambientais e, através da aplicação de água, mantê-la entre valores que influenciam positivamente a qualidade das uvas e dos vinhos. Desta forma, estando já definidos valores de referência para as castas plantadas na Herdade do Peso, a quantidade de água a aplicar é ajustada ao estado da planta (atual e previsível até nova medição na semana seguinte), limitando-se assim a utilização da água às situações de real necessidade. Paralelamente, e como forma de reduzir as perdas de água por evaporação, a Sogrape Vinhos utiliza na Herdade do Peso um sistema de rega gota-a-gota, sendo a água aplicada sempre de noite.

Com resultados evidentes no Alentejo, após dois anos de utilização, a mesma tecnologia está a ser introduzida no Douro - na Quinta da Leda -, região igualmente marcada por condições de secura e temperaturas elevadas, onde a situação de viticultura de montanha e o relevo acidentado colocam desafios adicionais.

 

Fonte: Sogrape