A Vitivinicultura na Região da Península de Setúbal - Que desafios?
A Vitivinicultura da Península de Setúbal tem sido confrontada com diversos desafios nos últimos tempos mas tem sabido responder a todos eles da melhor maneira. São prova dessas boas respostas, o constante e assinalável aumento da venda de vinho e das exportações.
No entanto, consideramos que estes sinais positivos não nos devem iludir sobre os grandes desafios que se colocam aos vitivinicultores. Para que estes não sejam surpreendidos com mudanças de hábitos e novas preferências dos consumidores, é importante reflectir sobre os principais desafios que se colocam a esta região.
DESAFIO 1: Projecção da região a nível nacional e internacional
Os vinhos da Península de Setúbal têm sido, acima de tudo, associados às grandes casas agrícolas da região. Marcas como Bacalhôa – Vinhos de Portugal, José Maria da Fonseca, Casa Ermelinda Freitas e Adegas Cooperativas de Palmela e Pegões têm merecido o reconhecimento de qualidade pela maior parte dos Portugueses. Estas cinco empresas movimentam cerca de dois terços da viticultura da região, sendo o restante, composto por empresas que vinificam quase exclusivamente uvas da sua produção. [+]