Campaniça
Claudino Matos
Secretário Técnico da Raça Campaniça
Associação de Criadores de Ovinos do Sul
A Raça Campaniça é uma população ovina oriunda do Alentejo Interior que esteve praticamente extinta em finais do século passado e que conta actualmente com 6500 animais inscritos no Registo Zootécnico, gerido pela Associação de Criadores de Ovinos do Sul.
Os 20 criadores desta raça têm em curso um programa de melhoramento orientado para a produção de carne. A exploração da produção leiteira, com alguma expressão no passado, não é viável na conjuntura actual e a produção de lã não paga, muitas vezes, as despesas com a tosquia. Dum modo geral, estima-se que actualmente os custos de produção ultrapassam já as receitas da exploração, o que põe em risco a continuidade das explorações existentes. A comercialização dos borregos é realizada na sua maioria através de intermediários, principalmente nas épocas do Natal e da Páscoa. Os preços apresentam uma sazonalidade acentuada, tendo-se mantido estáveis nos últimos 20 a 30 anos.
A rusticidade, a longevidade e a resistência a doenças caracterizam a raça Campaniça. Estes atributos poderão contribuir para a sua sobrevivência futura, que poderá passar pela sua utilização em novos modos de produção sustentada, designadamente a produção integrada e o modo de produção biológico. Caso a função agro-ambiental e de fixação de populações no meio rural que a exploração destes animais pode proporcionar seja contemplada e remunerada no âmbito da nova Política Agrícola Comum, tornando as explorações economicamente viáveis, então será admissível uma expansão da raça Campaniça nas terras mais marginais do Interior do Alentejo e Algarve.