Banana da Madeira conquista paladar dos consumidores portugueses

6-12-2013
 

A Banana da Madeira é a marca preferida para 53% dos portugueses, sendo o seu sabor (74%) a principal característica salientada, conclui um estudo realizado para a GESBA - Empresa de Gestão do Setor da Banana. Conhecido por 98% da população, o fruto proveniente da Região Ultraperiférica (RUP) possui a maior notoriedade do setor (71%), tendo o nível de referência espontânea subido 16 p.p. face ao período homólogo.

O estudo de mercado destaca ainda que 90% da população já experimentou Banana da Madeira. Executado pela GFK Metris no âmbito do programa europeu de divulgação do Símbolo RUP, o documento assinala também que o agrado global é elevado - 64% dos inquiridos avaliou com classificação Topo (entre 8 e 10, o valor máximo).

“Os resultados da pesquisa vêm comprovar que os consumidores estão cada vez mais rendidos a este sabor bem nacional que conta com certificação europeia de qualidade através do Símbolo RUP” afirma Jorge Dias, porta-voz da Banana da Madeira. “É ainda importante destacar que 40% dos inquiridos atribuíram grande relevância ao aspeto ‘Origem Nacional’ aquando da valorização do fruto. Atendendo a que o mercado português é o principal target da Banana da Madeira, este assume-se como um indicador de sustentabilidade muito positivo para os nossos 2.800 pequenos produtores”.