Receitas da venda de azeite alargam superfície da Reserva da Faia Brava em mais 40 hectares

Na rede complexa do biótopo da Reserva da Faia Brava, o olival e o amendoal são espécies características e fulcrais para a manutenção do mosaico agroflorestal e da biodiversidade. Através da manutenção destes pomares tradicionais é garantida também uma diversidade interessante de espécies vegetais e uma disponibilidade de frutos maduros na época fria, garantindo assim disponibilidade alimentar para a fauna frugívora.

A ATN possui aproximadamente 20 ha de olival e amendoal tradicional, a maioria dos quais tinham já sido abandonados, por se encontrarem em zonas afastadas das aldeias, em terrenos íngremes e difíceis de trabalhar.

Para a ATN estes são os terrenos mais interessantes, devido à proximidade das zonas rochosas dos vales, e onde é possível implementar uma gestão de cultivos que resulte numa maior tranquilidade para as aves rupícolas. Estes terrenos têm sido recuperados, através de ações de poda de recuperação e mobilização superficial do solo, sideração e estrumação dos solos, técnicas pouco agressivas e que aumentam a produtividade destes cultivos.

A aquisição de propriedades pela ATN tem sido possível principalmente através da CAMPANHA FAIA BRAVA. Esta campanha de angariação de fundos alia a conservação de zonas importantes para as aves rupícolas à venda do azeite biológico produzido pela ATN nos seus olivais certificados.

 

Modo de produção biológico

Na Reserva da Faia Brava existem já aproximadamente 20 ha de olival biológico, estando as restantes parcelas em fase de conversão. A ATN pretende converter todas as parcelas de cultura permanente para modo de produção biológico.

 

Colheita da azeitona e produção de azeite

Todos os anos, em novembro, é iniciada a colheita de azeitona na Reserva da Faia Brava. A definição do início da colheita depende do estado de maturação das azeitonas.

Desde o inicio da CAMPANHA FAIA BRAVA lançada em 2006 já foram vendidas 8000 garrafas de azeite que contribuíram para a ATN adquirir 40 hectares de terrenos no vale do coa, para aumentar a superfície da área protegida privada Faia Brava

Esta campanha continua ativa »»

 

escrito conforme novo acordo ortográfico