Casa Anadia vai lançar dois Azeites DOP

A Casa Anadia, um dos produtores que integram a acção promocional AZEITES DA NOSSA TERRA, prepara-se para lançar dois azeites virgem extra com Denominação de Origem Protegida – Ribatejo (DOP), resultantes da colheita do ano passado. Um dos azeites é monovarietal galega e o outro conjuga a azeitona galega e cobrançosa.

Para o consultor da Casa Anadia, Ilídio Magalhães, é bastante positivo que o azeite, dos novos olivais da Quinta Bom Sucesso, apresente estas características, revelando uma qualidade específica e indiscutível. A designação de DOP – Ribatejo, permite que este produtor de Alferrarede possa exportar os seus produtos para países como a China. “Os distribuidores chineses exigem garantias a que Denominação de Origem Protegida responde, facilitando a exportação”, explica o consultor.

O lançamento destes dois azeites DOP – Ribatejo, está agendado ainda para este mês e também será apresentado um terceiro lote, que resulta da mistura das variedades arbequina, cobrançosa e picual. A Casa Anadia pretende, ainda, levar os azeites a diversos concursos nesta Primavera.

Doces e frutados, são os atributos em que a Casa Anadia mais aposta, aliás no seguimento da sua longa tradição (1819) na produção de azeites com estas características, as quais correspondem aos hábitos de consumo da generalidade dos portugueses.

Actualmente, com o aparecimento de novas técnicas e tecnologias, quer na produção, quer na laboração, é possível proceder à colheita da azeitona madura mais cedo e num estado sanitário e de higiene excelente, bem como à sua laboração no lagar no mesmo dia da apanha, condições que permitem a obtenção de azeites Virgem Extra de grande qualidade.

Os azeites Casa Anadia DOP – Ribatejo, provêm de uma das maiores produções intensivas de regadio da variedade galega da região, refira-se ainda a propósito, que todos os restantes olivais, num total de 100 Ha, estão plantados na freguesia de Alferrarede, do concelho de Abrantes, e são conduzidos igualmente em regadio, na centenária Quinta do Bom Sucesso. 

Actualmente, os azeites com a marca Casa Anadia são comercializados pela empresa PortuVinus, chegando a mercados como os da Sérvia e Áustria e já foram feitos contactos a fim de serem exportados para a China. Em território nacional encontra-se garrafas deste azeite em lojas gourmet. No entanto, com o lançamento dos novos azeites da última safra é possível que o produtor comece a ter uma orientação dos seus produtos também para os hipermercados.

 

Acção promocional leva azeites para a Suíça

Começou, no 18 de Fevereiro e vai até à Páscoa, a acção promocional que leva às mesas dos restaurantes de Abrantes, Constância e Sardoal cinco azeites produzidos na região. E já deu frutos!

Como conta Joaquim Ramos, proprietário do restaurante Quatro Talhas, um dos 13 restaurantes aderentes à AZEITES DA NOSSA TERRA, “há duas semanas uns casais fizeram a prova dos azeites, que apreciaram bastante e pediram os contactos dos produtores”. Como se tratava de emigrantes na Suíça e estavam de passagem, contactaram a Casa Anadia a fim de levar azeite para o país de acolhimento. “Levaram uma caixa de seis garrafas”, refere Ilídio Magalhães mas “ficaram de regressar com um contacto que tem interesse em vender azeites portugueses na Suíça” remata o consultor da Casa Anadia. 

Para o proprietário do restaurante Quatro Talhas, em Sardoal, a iniciativa da TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior, no âmbito da abordagem LEADER, do ProDeR, “está a correr muito bem”. Joaquim Ramos faz questão de levar os azeites, directamente, à mesa dos seus clientes, pois assim tem alguma garantia que os provam. E muitos pedem os contactos dos produtores, o que leva o proprietário a pensar em criar um cantinho do azeite, em que as pessoas podem adquirir garrafas para levar para casa.