Azeites da nossa Terra: Marcas de azeite do Ribatejo unem-se para competir no mercado externo
A Ourogal lidera um grupo de cinco produtores e de um embalador industrial do Ribatejo, que se juntaram para poderem competir no mercado externo. André Lopes, proprietário desta marca produtora do azeite virgem extra Ourogal DOP, que está à prova em 13 restaurantes de Abrantes, Constância e Sardoal, refere que esta coesão deve-se ao facto das marcas posicionadas nos mercados nacionais premium e gourmet terem de se adaptar “às exigências dos mercados internacionais, em relação ao volume e à diversidade de produtos”.
Embora, não queira ainda revelar a identidades dos seus parceiros, o produtor, que integra a acção promocional AZEITES DA NOSSA TERRA, afirmou que o primeiro passo desta união será já no mês de Maio através de uma visita à Rússia, onde serão apresentados os produtos.
Este grupo pretende assim ter quantidade suficiente de produtos para responder ao mercado global, exportando desde a gama mais baixa (primeiro preço) à mais alta (gourmet) para mercados do norte e centro da Europa, do Brasil e da China
A Ourogal tem a nível local outro projecto em vista. Este produtor participante na iniciava da TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior está a organizar-se para diversificar a sua actividade comercial, oferecendo pacotes turistico-culturais. Fomentada através parceiras com diversas entidades regionais, a Quinta das Sarnadas pretende abrir as suas portas para mostrar as suas instalações, organizar workshops, formações de provas de azeites, entre outras actividades à volta da temática do azeite.
Entretanto, o azeite Ourogal DOP pode ser experimentado gratuitamente nos restaurantes aderentes até 24 de Abril, assim como os azeites virgem extra da SAOV, Zé Bairrão, Casa Anadia e Val Escudeiro.