Azeite de Trás-os-Montes DOP novamente reconhecido em concurso internacional

No 5th International Olive Oil Competition Armonia - ALMA Trophy organizado pela International Extravirgin Oliveoil Agency (https://www.oliveoilagency.org) em Itália, o Azeite de Trás-os-Montes DOP obteve um Diploma di Gran Menzione na categoria de Frutado Médio através do Acushla produzido pela  Tetribérica Agricultura Biológica SA.

O Azeite de Trás-os-Montes DOP Quinta de Vale do Conde, produzido pela Sociedade Agrícola do Conde, Lda de S. Pedro de Vale do Conde em Mirandela, obteve também um Diploma di Gran Menzione na categoria de Frutado Intenso.

O Azeite de Trás-os-Montes DOP Acushla foi ainda classificado em Terceiro lugar no Prémio para o melhor impacto comunicativo, design da embalagem, da imagem gráfica do rótulo e do packaging.

Destaque ainda para presença do Azeite de Trás-os-Montes DOP Quinta de Vale do Conde e do Azeite do Douro Quinta do Crasto nos cinco azeites nacionais que foram seleccionados para estarem presentes no Salão EXPOLIVA Virgem Extra – III Salão Internacional do Azeite Virgem Extra de JAEN, certame de referência no panorama internacional de feiras oleícolas.

 Finalmente é de salientar que a região de Trás-os-Montes e Douro estará representada com 47 (quarenta e sete) entre os 100 (cem) azeites  candidatos ao 5º Concurso Nacional de Azeite Virgem Extra que será realizado no âmbito da 48ª Feira Nacional de Agricultura de Santarém.

Estes resultados vêm demonstrar, uma vez mais, a pujança da fileira olivícola na Região de Trás-os-Montes e do Douro e que o trabalho de valorização do Azeite de Trás-os-Montes e do Douro e os resultados obtidos pelos produtores regionais resultam de um enorme esforço colectivo e não são fruto o acaso.

Reafirmamos que  estes resultados têm sido obtidos sem qualquer tipo de apoio institucional seja financeiro ou diplomático, ao contrário de outros países concorrentes a este tipo de eventos que invariavelmente são apoiados pelas entidades governamentais ou pelas respectivas Associações Interprofissionais.

Portugal é o único país da Europa em que não existe uma Interprofissional do sector do Azeite que defenda a identidade do azeite nacional e que promova a sua valorização e genuinidade.

Tal como acontece em diversos países produtores de azeite com especial destaque para a Itália, está na hora de aproveitar estes excelentes resultados e lançar um verdadeiro manifesto em defesa do azeite virgem extra português.

AOTAD - Associação de Olivicultores de Trás-os-Montes e Alto Douro