Indústrias Culturais e Criativas criam emprego em espaço rural

Após visita de benchmarking à Galiza, a ADRIMINHO participa na 3ª Conferência de Indústrias Culturais e Criativas em espaço rural.

Para dinamizar as Indústrias Culturais e Criativas no espaço rural (ICCER), a ADRIMINHO - Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho, que participa no projecto de cooperação ICCER juntamente com outras oito Associações de Desenvolvimento Local (ADL), irá participar na 3ª Conferência ICCER.

No dia 19 de julho, em Penafiel, terá lugar a 3ª Conferência ICCER que dará relevo ao tema “Eventos Criativos e Programação”, apresentando projetos, iniciativas e realidades do território rural. No encontro será realizado o ponto de situação do projeto ICCER, que visa estimular o empreendedorismo e a competitividade nas zonas rurais a partir das indústrias culturais e criativas e promover a diversificação das atividades, a criação de riqueza e a melhoria da qualidade de vida, que se espera reverter na atratividade de novos residentes.

Também no âmbito deste projeto, a ADRIMINHO promoveu nos passados dias 28 e 29 de junho uma visita de benchmarking à Galiza. Tratou-se de um percurso que se estendeu a cinco cidades galegas com vista a contactar mais de perto com a realidade dos projetos que estão a ser implementados nesta área, como o Museu das Rotas do Vinho, a Agência Galega para o Desenvolvimento Rural e o projeto “Sabores da Galicia” e “Rutas Gastronómicas”.

As Indústrias Culturais e Criativas no espaço rural têm assumido especial importância no cenário da economia contemporânea, devido à sua contribuição para o PIB e para a criação de postos de trabalho, motivo pelo qual as ADL se associaram para realizar o projeto ICCER, apoiado pelo Programa da Rede Rural Nacional.