“Festa das Adiafas” regressa dia 13 ao Cadaval
O Cadaval acolhe, de 13 a 21 de outubro, a 11ª edição da Festa das Adiafas e Festival Nacional do Vinho Leve, certame que concilia gastronomia, exposições, espetáculos e atividades equestres.
O recinto junto ao Campo da Feira do Cadaval volta a acolher um certame sobejamente apreciado na região e de renome nacional, onde a homenagem às ancestrais tradições rurais se funde com a divulgação da produção regional nas suas mais diversas vertentes.
Cerca de meia centena de participantes estarão empenhados em mostrar os produtos da região, ao nível da gastronomia, artesanato e atividades económicas.
Mas os pilares do certame continuam a assentar na fruticultura e vitivinicultura, atividades particularmente representadas pela Pera Rocha do Oeste e pelo Vinho Leve da Região de Lisboa.
A “Festa das Adiafas” inclui, como é usual, o Festival Nacional do Vinho Leve, com a participação de sete adegas da região. A este nível, destaque-se a cerimónia de entrega dos prémios referentes ao II Concurso de Vinhos Leves da Região de Lisboa, pelas 21h30 do dia 14 (domingo).
O pavilhão de Gastronomia e Animação contará com a presença de cinco espaços de restauração, dinamizados por associações locais que incluirão, nas suas ementas, diversos pratos típicos. No mesmo espaço, estarão ainda representadas cinco tasquinhas, também elas dinamizadas por coletividades locais, onde não faltarão os habituais petiscos.
Uma vez mais o certame contará, no mesmo recinto, com um espaço “Show Cooking”, de confeção e demonstração de especialidades, a cargo da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste.
Os pavilhões de Artesanato e de Atividades Económicas oferecerão exposições de um leque variado de produtos regionais, bem como de representações do setor empresarial e institucional.
Oferta de animação para todos os gostos
A animação voltará a estar representada em diversas vertentes e adaptada ao cariz tradicional da festa. Logo no dia 13, sábado, pelas 16h00, o desfile etnográfico “Raízes da nossa terra” marcará a abertura oficial do certame, partindo dos Paços do Concelho até ao recinto da Festa das Adiafas.
Nessa primeira noite, realiza-se a tradicional eleição da “Rainha das Adiafas”, indo já para a sua 9ª edição, num espetáculo que incluirá, para além do desfile das jovens candidatas, a atuação das MaxGirls e animação pelo Grupo Spirit, num espetáculo apresentado por Ana Lúcia (modelo e apresentadora televisiva).
O serão do primeiro domingo contará com o espetáculo musical e revisteiro “Vai Tinto ou Branco? Cheio!!”, pela mão do Grupo Gente Gira, companhia de teatro local.
A oferta de animação prosseguirá com uma Grande Noite de Fados, na segunda-feira, dia 15, com a presença da consagrada artista Anita Guerreiro, de Joana Silva, participante do Grande Prémio de Fado do "Portugal no Coração", e ainda Luis Filipe Fortunato, grande revelação do fado.
A Orquestra Ligeira do Exército, na terça-feira, é também presença de honra neste certame, que contempla ainda noites de música tradicional, popular e flamenca, um encontro de ranchos folclóricos locais (quinta-feira), música ligeira e rock, entre outras propostas.
Por seu turno, o “VIII Fim de Semana Equestre”, dinamizado pelo Centro Equestre Carlos Santos, tem arranque marcado para a tarde de sábado, dia 20, incluindo demonstrações de perícia, seguidas de um espetáculo equestre noturno e, no domingo à tarde, um desfile equestre pelas ruas da vila, que culminará numa gincana a cavalo.
De destacar ainda a tertúlia “O vinho na nossa gastronomia”, dia 14 (domingo), pelas 17h, que contará com a presença de Daniel Pinto, diretor da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, Vasco d’Avillez, presidente da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa, Costa e Oliveira, secretário-geral da Fenadegas, e José Arruda, secretário-geral da Associação de Municípios Portugueses do Vinho.