Feira Nacional dos Frutos Secos e do Figo Preto regressa no início de Outubro
A XXVI Feira Nacional de Frutos Secos, que é a XX Feira Internacional, e a IX Feira do Figo Preto de Torres Novas vão decorrer de 4 a 9 de Outubro no tabuleiro superior do novo Almonda Parque, na cidade torrejana. Promover o artesanato regional, as tradições locais e fomentar o «desenvolvimento rural» são os objectivos destes certames.
As duas edições que evocam os frutos secos e o figo preto, organizadas pela autarquia torrejana, vão contar, este ano, com três espaços distintos: um de exposição, a zona de restauração e a de diversões em pleno coração da cidade, marcando uma nova etapa na realização deste evento nacional. Haverá espaços dedicados aos frutos secos, ao artesanato, a bens alimentares, à restauração e a entidades oficiais, instituições sem fins-lucrativos, equipamentos de diversão, animação musical, entre outros.
«Torres Novas, enquanto “Capital dos Frutos Secos”, contribuirá, através da participação de expositores locais, com produtos ímpares e diferenciados, para a promoção das artes e ofícios e dos saberes e sabores torrejanos, proporcionando ao visitante o reviver das tradições», destaca a organização.
Os mais novos contam também com um espaço de animação infantil e com uma área de jogos de diversão junto ao rio Almonda.
A organização vai promover também o Concurso Nacional de Frutos Secos e Secados, o Concurso Nacional de Doçaria com Frutos Secos e o Concurso de Montras com motivos alusivos aos frutos secos, tendo como objectivos promover o consumo dos frutos secos, estimular a qualidade dos produtos locais e dinamizar o centro histórico.
A entrada em ambos os certames tem um custo de 1€, a partir dos 12 anos. Nos dias 6 e 7 de Outubro as entradas, entre as 12h00 e as 16h00, são gratuitas.