Exôdo Rural, Turismo e Empreendedorismo em reflexão nas Ideias do Tejo
Promover a ligação entre as pessoas e os recursos da região através de uma tertúlia pic-nic é a proposta do ciclo Ideias do Tejo. Nos próximos fins-de-semana em Constância, Vila Nova da Barquinha e Abrantes desafiam-se os participantes a darem contributos para o desenvolvimento rural enquanto desfrutam da paisagem.
Sensibilizar as populações e as entidades para as potencialidades do Rio Tejo através da identificação das dificuldades vividas nos concelhos ribeirinhos é um dos objectivos deste ciclo dinamizado pela TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior e as autarquias de Constância, Vila Nova da Barquinha e Abrantes.
Esta iniciativa, integrada na Estratégia de Eficiência Colectiva PROVERE - Mercados do Tejo, é constituída por um conjunto de tertúlias que se debruçam em três factores que intervêm directamente na vida das populações: a qualidade de vida, os recursos naturais e o tecido empresarial.
“Ribatejo: porto de desembarque” é o tema da tertúlia pic-nic que vai decorrer no Parque Ambiental de Santa Margarida, este sábado (14 de Maio). Para debater questões relacionadas com o êxodo rural verificado ao longo das últimas décadas, a organização convidou um representante da Federação Minha Terra que falará sobre o papel das estratégias de desenvolvimento local. Já a promoção dos territórios enquanto factor estratégico no desenvolvimento local será o tópico do director da agência Pure Ativism.
Esta tertúlia encontra-se conjugada com a Festa da Primavera que animará o Parque Ambiental nesse fim-de-semana.
“Tejo: um rio de experiências” é a proposta para o dia 15 de Maio no Barquinha Parque, integrada no programa da Feira d’Época. O investimento sustentável nos recursos naturais através de actividades de turismo activo é o ponto de partida desta tertúlia, na qual o representante da Diver Almourol e o coordenador do Curso de Gestão Turística e Cultural, do Instituo Politécnico de Tomar serão intervenientes.
No dia 21 de Maio acontecerá a tertúlia de Abrantes. Estimular o aparecimento de novas lógicas empresariais que diferenciem o território e permitam a empregabilidade dos habitantes é a lógica. “Lançar redes para o Futuro” é o mote deste debate com pic-nic na margem sul do Aquapolis.