“Vegetais esquecidos” também já têm marca
O que é a OTOCTONE?
É uma empresa que nasce para recuperar e dar a conhecer espécies vegetais alimentares.
Muitas são as espécies que se foram perdendo ao longo dos tempos, algumas são recuperáveis e até passíveis de voltar a incluir nas nossas dietas. Outras desconhecidas da grande maioria das pessoas traduzem a riqueza do que se pode degustar.
A marca OTOCTONE estabeleceu um posicionamento muito claro, pautado por uma forte componente de inovação, ao colocar no mercado produtos alimentares de origem vegetal que caíram no esquecimento. A ideia é simples, mas de complexa pesquisa e recolha de produtos. Ir às raízes gastronómicas de cada povo e valorizar os produtos autóctones, colocando-os ao dispor dos mercados internacionais.
A estória da OTOCTONE conta-se na primeira pessoa Álvaro Dias, seu director e fundador : “começa num dia frio de Outono (daí as cores do nosso logo), numa pequena aldeia da Beira Baixa anichada num estreito vale. Em conversa com uma senhora da aldeia, tive a fortuna de conhecer um condimento ancestral. Foi nesse dia que conheci uma planta que algumas pessoas possuíam em vasos ou no quintal. Essa erva aromática, dizia ela, era usada em alguns pratos típicos da aldeia. Apressei-me a arrancar umas folhinhas que cheiravam maravilhosamente. Provei! O seu sabor fez-me sorrir ao sentir que, de certa forma, se assemelhava no paladar aos sentimentos que a própria região me transmitia – natureza, sabedoria e mistério. É o primeiro produto escolhido para a OTOCTONE: O Serpão
Meses mais tarde, na Ilha Terceira, tive o prazer de um conhecer um senhor de idade avançada a que muitos recorriam pelo seu conhecimento de ervas e condimentos. Percorria alegremente a sua horta, mostrando cada erva, cada arbusto ou cada árvore, e com um brilho nos olhos, explicou-me tanto a sua aplicação culinária como as medicinais. Mas a minha atenção prendeu-se numa flor avermelhada, cujos estames serviam para preparar alguns petiscos locais, deu-me como exemplo uma receita de favas que serviam nas antigas tabernas da ilha era o Açaflor ou Açafroa como chamam noutras ilhas ou ainda Cártamo no Alentejo.
Comecei a perguntar aos meus amigos se já tinham ouvido falar destes produtos. Ninguém conhecia o Serpão da Beira Baixa nem o Açaflor dos Açores. Mas todos tinham curiosidade em conhecer as nossas origens, queriam experimentar esses sabores, cores e texturas”. Foi destas respostas que nasceu o projeto OTOCTONE – dar a conhecer experiências gastronómicas que caíram no esquecimento.
A marca OTOCTONE é dirigida a profissionais e amantes da culinária, e tem por missão trazer de novo para o mercado esses produtos, sabores e texturas, o que implica uma logística cuidada e um permanente acompanhamento dos mesmos uma vez que os vegetais são, muitas vezes, produzidos em zonas remotas, por agricultores artesanais e de pequena escala.
Portefolio
Numa primeira fase, o portefólio de produtos são exclusivamente portugueses, de produtos nacionais, valorizando-se assim produtos como os chícharos, o serpão, o lódão, a feijoca, o açaflor, a cereja seca do Fundão, Funcho dos Açores e Menta dos prados entre muitos outros. Trata-se portanto de produtos muito inovadores no contexto nacional, mas também a nível internacional, uma vez que a atuação nos mercados europeus é parte integrante da estratégia da OTOCTONE.
Estarão à venda em embalagens que variam entre as 6 e as 200g.
Locais de venda: Os produtos da OTOCTONE são comercializados através da plataforma web da empresa e através de distribuidores selecionados, garantindo-se desta forma que estes produtos exclusivos cheguem da melhor forma possível aos clientes.
Para o Futuro
Numa segunda fase, a carteira de produtos será complementada com outros produtos de origem africana e brasileira, colocando ao dispor do mercado europeu todo um novo leque de sabores, cheiros e texturas.
Estão já a ser feitas as diligências para a abertura da filial brasileira para que os produtos possam entrar neste mercado com todo o apoio de marketing e vendas.