Uma Visão Total da sua Exploração
Ao longo dos últimos anos têm vindo a aparecer no mercado vários tipos de equipamentos para monitorizar as variáveis que influenciam a agricultura (estações meteorológicas, sondas de capacitância, tensiómetros, câmaras de pressão, etc). A utilização destes equipamentos, em tempo real e integrados numa única aplicação é uma realidade na HIDROSOPH, através do IRRISTRATTM, que permite um cruzamento de múltiplos factores de uma maneira expedita e de fácil compreensão e interpretação. A abordagem da HIDROSOPH pode ser comparada a um painel de instrumentos de um automóvel, onde num único local existe toda a informação necessária para conduzir de forma eficiente, sabendo a cada momento a velocidade, as rotações do motor, o consumo, os km percorridos, a temperatura exterior e até informações de trânsito, só que neste caso a informação a que se tem acesso é a que é relevante para a condução da cultura e toda num único local e acessível online em qualquer lado.
Os equipamentos de monitorização no campo têm, no entanto, algumas limitações por serem pensados para fornecer informação precisa mas específica do ponto onde estão instalados. A HIDROSOPH ultrapassa esta limitação fazendo, posteriormente às leituras, uma extrapolação para a restante área. Mas, apesar da validade dos dados que assim se obtém, é por vezes necessário dotar o produtor de uma maior precisão em toda a área. Desta forma a HIDROSOPH
inova uma vez mais, passando a utilizar imagens aéreas de modo a obter uma referência espacial dos pontos monitorizados e das características de toda a área de cultivo. Desta forma consegue aumentar-se a fiabilidade da extrapolação, tornando-a mais próxima da realidade.
A HIDROSOPH tem apoiado a monitorização da humidade do solo em múltiplas culturas e várias regiões. Um bom exemplo dos benefícios da abordagem de precisão com recurso a imagens aéreas, é o cultivo do milho usando pivots de rega. Até aqui a escolha da localização da sonda de humidade e de salinidade era feita intuitivamente pelo agricultor, com as limitações óbvias
pelo facto do solo ser bastante heterogéneo. Agora, com a ajuda de estatísticas feita a partir da análise de imagens de satélite, conseguimos interpretar com rigor o local previamente escolhido ou definir onde instalar os melhores pontos de monitorização, para a partir daí extrapolar valores para toda a superfície do pivot.
A reportagem completa na edição de dezembro da VC.