Programa Operacional do Centro aprova Centro Agro-Alimentar
O Centro Logístico Agro-Alimentar do Ladoeiro, no concelho de Idanha-a-Nova recebeu aprovação do Programa Operacional do Centro, em reunião do dia 27 de Outubro.
Num investimento total elegível superior a 1,8 milhões de euros, aquele espaço integra-se na política de promoção e comercialização dos produtos regionais, em particular de Idanha-a-Nova, obtendo uma comparticipação Feder superior a um milhão de euros, vindos do Eixo 1 – Competitividade, Inovação e Conhecimento.
Com a criação deste espaço, que resulta do aproveitamento das instalações já existentes da antiga fábrica de tomate – Saipol, abre-se caminho para a instalação de novas empresas, bem como à edificação de uma central hortofrutícola, composta por duas unidades funcionais. Uma unidade de processamento frutícola e outra hortícola.
Refira-se, contudo, que as obras se encontram já em curso, prevendo-se a sua conclusão no primeiro trimestre de 2012.
O projecto inclui também a aquisição de equipamentos que possibilitem o transporte e armazenagem de produtos agrícolas e produtos emergentes, nomeadamente empilhadores eléctricos, porta peletes, assim como uma varredora eléctrica necessária à limpeza dos diversos espaços.
Além deste conjunto de equipamentos, é também fundamental a aquisição de palotes e paletes para apoiar no arranque da operação, que vai permitir ao produtor em particular e à plataforma no geral, encaminhamento, armazenagem e distribuição para os mercados de consumo.