Circuitos de proximidade para valorizar os produtos aroalimentares locais
Publicado a 17-01-2013
A Rede Rural Nacional em colaboração com o Grupo Interministerial para a elaboração de uma Estratégia para a Valorização da Produção Agrícola Local (GEVPAL) e com o apoio da Câmara Municipal de Alcochete e da Associação para o Desenvolvimento Rural da Península de Setúbal – ADREPES, vai organizar um Seminário sobre a temática “Valorizar os produtos agroalimentares locais através de circuitos de proximidade”, a realizar nos dia 24 de janeiro de 2013, no Fórum Cultural de Alcochete.
Os produtos agroalimentares locais têm uma importância vital para os territórios onde são produzidos, pois os produtos agrícolas e agroalimentares locais são a base da sustentabilidade económica, social, ambiental e cultural dos territórios rurais.
A comercialização de proximidade representa uma solução para ultrapassar dificuldades de acesso ao mercado por parte das produções de pequena dimensão, possibilitando melhorar os preços de venda, aumentar o rendimento dos produtores e reter localmente o valor acrescentado.
Para os consumidores, esta forma de comercialização permite ter acesso a produtos de qualidade, com origem conhecida (rastreabilidade dos produtos), contribuir para a manutenção destas produções, da atividade económica dos produtores e para a sustentabilidade dos territórios rurais.
Na Europa e em Portugal, a comercialização de proximidade ganhou uma nova dinâmica, quer pela renovação das tradicionais formas de venda quer pelo surgimento de iniciativas inovadoras de venda de proximidade.
Este Seminário pretende divulgar diferentes experiências de sucesso de comercialização de proximidade desenvolvidas em Portugal e em França, nas modalidades de fornecimento de produtos agroalimentares locais à restauração coletiva (cantinas coletivas e restauração), comercialização de cabazes hortofrutícolas e feiras de produtos tradicionais.
O Seminário realiza-se no dia 24 de janeiro, no Auditório do Fórum Cultural de Alcochete, das 9,30 h às 17,30 h.
A inscrição é livre, sujeita a um número limite de 150 participantes, devendo ser enviada até ao final do dia 22 de janeiro de 2013.