Ministra da Agricultura visita produção da Vitacress em Odemira
Publicado a 10-03-2013
Assunção Cristas conhecerá potencialidades da região e das empresas que aí operam, muitas delas vocacionadas para o mercado de exportação
No próxima segunda-feira, 15 de abril, às 10h00, Assunção Cristas, ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, visita a Vitacress Portugal – empresa que centra a sua atividade na produção, exploração, lavagem e embalamento de produtos hortícolas e cuja sede se situa em Odemira. A visita surge no âmbito de um convite efetuado pela Associação de Horticultores do Sudoeste Alentejano (AHSA) para conhecer as enormes potencialidades da região e das empresas que aí operam, muitas delas vocacionadas para o mercado de exportação.
As entidades aproveitarão para referir os obstáculos que ainda há a ultrapassar, contando com o apoio da ministra para agilizar processos e sensibilizar os organismos governamentais envolvidos. A visita prossegue com uma passagem pelas empresas Driscoll's Portugal, produtora de frutos vermelhos, e pela Atlantic Growers, produtor hortícola de origem holandesa.
Adquirida pelo Grupo RAR em 2008, a Vitacress Ltd. – com origem em 1950, no Reino Unido – é um dos líderes europeus na produção e comercialização de agrião, salada de folhas tenras, espinafre, ervas frescas aromáticas e tomate fresco, registando uma faturação anual na ordem dos 200 milhões de euros. A Vitacress Portugal possui uma macro-exploração situada em Odemira e terrenos em Almancil e em Alcochete, numa área total de 280 hectares. Em território nacional, a empresa emprega perto de 300 pessoas e faturou, em 2012, 21 milhões de euros, sendo que 40% do total da produção se destina à exportação.