XVII Feira da Maçã Bravo de Esmolfe foi um êxito de visitantes e de vendas

No passado dia 13 de outubro, a Câmara Municipal de Penalva do Castelo e a Junta de Freguesia de Esmolfe, com a colaboração da FELBA – Promoção das Frutas e Legumes da Beira Alta, promoveram a XVII FEIRA DA MAÇÃ BRAVO DE ESMOLFE, que decorreu, no Centro de Exposições de Produtos DOC (Largo de Stº Ildefonso), em Esmolfe.

Na XVII FEIRA DA MAÇÃ BRAVO DE ESMOLFE, fruto de uma parceria entre a FELBA e a Câmara Municipal, com a sensibilização e a colaboração dos produtores, foi colocada à venda maçã bravo de Esmolfe certificada em embalagens uniformes e adequadas. Materializou-se, assim, um salto qualitativo na Feira, contribuindo para a valorização daquele que é um dos produtos identitários de Penalva do Castelo.

No ano de 2012, a Feira constituiu um êxito, traduzido no número de visitantes e na venda de toda a maçã bravo de Esmolfe disponibilizada pelos diversos produtores. No decurso do dia, foram muitos os visitantes que se deslocaram a Esmolfe, numa procura superior à oferta, o que demonstra que os produtos de qualidade e a maçã bravo de Esmolfe têm imenso potencial junto dos consumidores.

A Maçã Bravo de Esmolfe, uma variedade de aroma intenso e polpa macia, é originária da freguesia de Esmolfe, onde, há cerca de 200 anos, se conjugaram diversos fatores que possibilitam a produção desta maçã única e inconfundível. Beneficiando de fatores climatéricos e da peculiaridade dos vales que constituem o “coração do Dão”, a Maçã Bravo de Esmolfe, a maçã mais aromática e perfumada do mundo, é um dos “ex-libris” da fruticultura portuguesa.

A partir de setembro de 2004, a Maçã Bravo de Esmolfe passou a ser considerada um produto DOP (Denominação de Origem Protegida). Trata-se do reconhecimento da especificidade deste produto e da imposição, por obrigação legal, de apenas poder ser comercializado com esta designação se ostentar a respetiva certificação. Este processo garante condições rigorosas de qualidade, na produção, embalagem e comercialização.

A XVII FEIRA DA MAÇÃ BRAVO DE ESMOLFE proporcionou a divulgação das potencialidades endógenas do concelho de Penalva do Castelo e promoveu a Maçã Bravo de Esmolfe, os vinhos “Dão de Penalva do Castelo” e o Queijo Serra da Estrela, que constituem a “trilogia de excelência produtiva” do concelho. Em virtude das suas especificidades e qualidades, estamos perante produtos de alto valor acrescentado, que desempenham um papel importante no desenvolvimento sustentável do concelho.