Variedades tradicionais de frutas e legumes - da investigação à ação
Vai ter lugar amanhã, dia 31 de janeiro, na Escola Superior Agrária de Coimbra, o Seminário "Variedades tradicionais de frutas e legumes - da investigação à ação.
O evento enquadra-se no Projeto da Fundação para a Ciência e Tecnologia: PTDC/EGE-ECO/114091/2009 "Aplicação de metodologias de economia experimental na avaliação da disposição a pagar dos consumidores por variedades tradicionais de frutas e legumes"; que integra investigadores da ESAC, da Universidade do Minho e da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e que tem nesta atividade o culminar do seu plano de trabalhos.
O seminário cumpre essencialmente dois objetivos, por um lado apresentar publicamente os principais resultados e conclusões do projeto, não só no que concerne à problemática da disposição a pagar por variedades tradicionais de frutas e legumes, como também no que respeita à utilização de diversas metodologias de economia experimental. Por outro lado juntar produtores, investigadores, demais agentes económicos da fileira hortofrutícola e consumidores, para discutir a problemática da preservação das variedades tradicionais, mormente no que respeita ao potencial genético e de diferenciação económica e produtiva que encerram, o que poderá ditar a sua manutenção ou (re)ativação produtiva. [programa]