"Valorização da Fileira da Pinha/Pinhão". Projeto chega ao fim e revela conclusões

13-03-2014

O pinheiro manso é uma das espécies florestais mais interessantes na economia das explorações agroflorestais mediterrânicas. Por essa razão, têm sido realizados elevados investimentos por parte dos produtores florestais, que se traduziram num aumento significativo das áreas de pinheiro-manso (46% em área total entre 1995 e 2010), que totalizam atualmente 175 mil hectares. A UNAC identificou o Pinheiro Manso como uma das sua áreas de trabalho prioritárias com vista a um aumento na profissionalização desta cultura e à promoção da melhoria da competitividade da fileira da pinha/ pinhão na região do Alentejo. 

Não obstante a atual conjuntura de baixa produção de pinha, e que tem gerado preocupação dentro do seio da Fileira, a UNAC considera, no que é uma característica intrínseca a qualquer investimento florestal, que deve ser delineada e executada uma estratégia de médio e longo prazo que permita o desenvolvimento das potencialidades desta fileira. 
Foi para dar resposta a esta estratégia que a UNAC - União da Floresta Mediterrânica executou o Projeto “Programa de Valorização da Fileira da Pinha/Pinhão” uma iniciativa QREN, apoiada no âmbito do INALENTEJO, cujo investimento ascende a 113.660,47 euros, com cofinanciamento FEDER de 79.562,33 euros. 
No âmbito da execução do referido projeto, a UNAC está a organizar o Seminário de Encerramento que se vai realizar no próximo dia 28 de março de 2014, no auditório municipal de Alcácer do Sal, e onde vão ser apresentados os principais resultados obtidos, para além de comunicações na área da Produção e Gestão de Povoamentos, na Valorização do Produto e sobre o Setor e o Mercado do Pinhão, por parte de oradores nacionais e internacionais. 
Após o seminário será ainda realizada a apresentação do Livro Receitas com Pinhão, por parte do Provedor da Confraria Gastronómica do Alentejo, seguindo-se uma Sessão de Degustação de pinhão e produtos à base de pinhão. [programa]