InterCork vence seis prémios no Canadá
A campanha InterCork – Promoção Internacional da Cortiça –, desenvolvida nos EUA e Canadá para a área dos materiais de construção e decoração, arrecadou seis prémios em concursos diversos e que elegeram as melhores ações de marketing, comunicação e relação com os media levadas a cabo no Canadá.
A saber:
- medalha de ouro da Campanha de Desenvolvimento de Marca, da Canadian Public Relations Society (CPRS) ACE Awards
- prémio de excelência em Marketing e Comunicação e prémio de mérito de Relações com os Media, da International Association of Business Communicators (IABC) Toronto Ovation Awards;
- prémio de mérito de Marketing e Comunicação e de Relações com os Media, da International Association of Business Communicators (IABC) International Gold Quill Awards;
- prémio de excelência em Marketing e Comunicação, da International Association of Business Communicators (IABC) Canada Silver Leaf Awards.
Com o slogan “Cork flooring. Design by nature.” (Pavimento em cortiça. Desenhado pela natureza.), esta campanha teve como atividade mais impactante o showroom itinerante criado dentro de um camião de 18 rodas, e que percorreu mais de 37 mil km e 13 cidades norte-americanas. O Décor(k) tour foi visitado por cerca de 36 mil pessoas, dos quais mais de 3800 influenciadores. No entanto, se considerarmos todas as pessoas impactadas pela iniciativa chegamos a valores que ultrapassam os 388 mil consumidores. O camião foi concebido para conter três áreas distintas: a área casa, exibida através do design de ambientes de cinco zonas - cozinha, sala de estar, casa de banho, biblioteca/escritório e sala de jantar –, a área de formação/centro de educação sobre a cortiça e os seus produtos e a área de exposição dos pavimentos e revestimentos disponíveis nos mercados dos EUA e Canadá. De destacar que a designer e apresentadora do programa de televisão “Divine Design with Candice Olson”, transmitido na W Network no Canadá e HGTV nos EUA, Candice Olson, projetou e assinou o interior do Décor(k) e assumiu-se como embaixadora da cortiça e porta-voz da campanha para a imprensa.
Outros dados relevantes sobre as metas atingidas na campanha e que influenciaram as decisões têm que ver com a audiência atingida a nível de media e que alcançou 67 milhões de pessoas; 240 mil jornalistas especializados, influenciadores e consumidores foram impactados com os eventos; 60 mil visitantes únicos ao sítio do www.realcorkfloors.com; três mil seguidores no twitter e 20 mil visualizações dos vídeos e fotografias no youtube, vimeo e flickr; aumento de 10 por cento de atitudes positivas do consumidor nas redes sociais; e, por último, um aumento de cinco por cento do consumo de revestimentos e pavimentos de cortiça na América do Norte, no ano de 2012/2011.
Esta campanha, que durou cerca de dois anos, foi desenvolvida pela Associação Portuguesa da Cortiça (Apcor) e fez parte de um projeto global de comunicação para promover a cortiça em vários mercados. O programa InterCork teve um orçamento global de 21 milhões de euros e beneficiou de um apoio de 80 por cento do programa Compete – Programa Operacional Factores de Competitividade do QREN.
Associação Portuguesa da Cortiça (Apcor)