Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez organiza Plano de Queimadas
A Ação de Formação em Fogo Controlado, promovida pelo Governo Civil do Distrito de Viana do Castelo, com o apoio de todos os Municípios do Alto Minho, mereceu um investimento público na formação e capacitação dos técnicos municipais afetos ao Gabinete Técnico Florestal e ao Serviço Municipal de Proteção Civil. Neste sentido, o Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez organizou, em colaboração com a Associação Florestal Atlântica, um Plano de Queimadas que abrange as freguesias de Sabadim, Vilela, S. Cosme e S. Damião e Sá.
No passado dia 13 de Janeiro, no âmbito do Curso de Fogo Controlado, onde participaram todos os técnicos dos GTF’s do distrito, assim como as técnicas da Associação Florestal Atlântica, Associação para a Cooperação entre Baldios (ACEB) e um membro da corporação de Bombeiros Municipais de Viana do Castelo, foram queimadas 2 parcelas com uma área aproximada de 3.0 ha. Nesta ação os meios de supressão envolvidos foram uma equipa dos bombeiros voluntários de Arcos de Valdevez, uma equipa do GIPS, equipas de sapadores florestais (Atlântica SF 10-111 e AFL (Ponte da Barca) – SF 09-111) e equipa do Serviço Municipal de Proteção Civil.
Dando continuidade ao trabalho iniciado, no dia 25 de Janeiro, foi levada a cabo uma queimada licenciada, na freguesia de Sabadim, lugar de Cabanas, tendo sido queimada uma parcela com uma área de 5 ha. A queima foi da responsabilidade dos técnicos dos GTF's do Alto Minho, nomeadamente: de Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Paredes de Coura, Ponte da Barca e de Vila Nova de Cerveira e da Associação Atlântica, apoiados pelas seguintes equipas: equipa do GIPS-GNR, equipa de sapadores florestais (Atlântica – SF 10-111), equipa do Serviço Municipal de Proteção Civil e uma viatura de apoio com kit de primeira intervenção da Junta de Freguesia de Sabadim. A ação contou ainda com a supervisão do CPE (Coordenador de Prevenção Estrutural) da AFN para o distrito de Viana do Castelo e com o acompanhamento do Presidente da Junta de Freguesia de Sabadim.
Estas ações foram estrategicamente planeadas, tendo como principais objetivos:
- Compartimentação do espaço florestal através da localização estratégica de parcelas de gestão de combustível. Esta compartimentação do espaço florestal tem como objetivo impedir a propagação de grandes incêndios em dias de perigo extremo. A localização estratégica da área para queima no espaço florestal teve em conta o historial de propagação do fogo na área, os rumos preferenciais de propagação destes incêndios e a atual ocupação do solo;
- Renovação e melhoramento de pastagens. A queima controlada permitirá renovar as formações arbustivas estremes melhorando a palatibilidade do alimento disponível criando um mosaico de vegetação diverso;
- O plano de queima irá ter ainda em consideração, as áreas de refúgio de caça, sendo prioridade salvaguardar as mesmas de forma a não interferir na gestão da caça.
Pretende-se dar continuidade a este trabalho, através da elaboração de Planos de Fogo Controlado e de Queimadas (licenciadas) ao nível concelhio, com o objetivo geral de DFCI – Defesa da Floresta Contra Incêndios.