DGAV emite alerta sobre a vespa das galhas do castanheiro

20-06-2014

A vespa das galhas do castanheiro, nome vulgar por que é conhecida a espécie Dryocosmus kuriphilus é considerada uma das pragas mais prejudiciais para a cultura do castanheiro, causando, em situações de infestações graves, o declínio e morte de castanheiros e consequentemente perdas importantes na produção de castanha.

Na União Europeia este inseto foi assinalado pela primeira vez em 2002, em Itália, e posteriormente em França, Eslovénia, República Checa, Eslováquia, Croácia e Espanha (Catalunha, Andaluzia, Castela – leão e Málaga). A falta de meios eficazes para o seu controlo foi determinante na dispersão cada vez maior deste inseto por diversos territórios da União, que se dispersa quer via natural quer através do movimento de plantas infestadas.

Recentemente foi confirmado o primeiro foco da vespa das galhas do castanheiro no nosso país, em soutos no concelho de Barcelos, tendo os serviços de inspeção fitossanitária oficiais iniciado uma prospeção para delimitar a zona infestada e estabelecido um conjunto de medidas tendo em vista evitar a dispersão do inseto no país.

Essas medidas incluem o reforço das inspeções nos produtores de material de propagação (viveiristas) em todo o território nacional e regiões autónomas, bem como a proibição de circulação de plantas do género Castanea spp para fora da zona delimitada estabelecida a partir da zona infestada. 

DGAV

 

Ft: Dinis Ponteira