SIMA 2013 com prioridade às mulheres
Publicado a 13-02-2013
A 75.ª SIMA-SIMAGENA – Salão Internacional de Agronegócios que se realiza de 24 a 28 de fevereiro em Paris vai ter em destaque as mulheres na agricultura.
De acordo com a organização do certame, o mundo agrícola é uma importante fonte de emprego para as mulheres. Na Europa, uma exploração é muitas vezes uma empresa familiar, administrada por um casal. O trabalho temporário, ocasional ou sazonal e as atividades de diversificação são uma característica determinante do trabalho das mulheres neste setor apesar de elas sempre terem jogado um papel primordial na paisagem agrícola.
Em países com problemas de má nutrição, mais de 80 % da alimentação cultivada é produzida por mulheres. Na Europa, 37 % dos intervenientes do mundo agrícola são mulheres e 25 % das explorações são dirigidas por agricultoras. Uma tendência que não pára de aumentar. O Dia Mundial da Mulher Rural, celebrado anualmente, a 15 de outubro, véspera do Dia Mundial da Alimentação, é a prova disso. O Dia Mundial da Mulher Rural recebe desde 1996, apoios a todos os níveis, das bases de movimentos de mulheres das regiões mais marginalizadas dos países em desenvolvimento até às organizações nacionais dos países industrializados. Este dia foi adotado em 2008, como uma celebração anual das Nações Unidas. Virada para o futuro, Karen Serres (Presidente da Comissão das Agricultoras da FNSEA) precisa . Juntas, trabalhamos para uma agricultura que reconhece e promove a agricultora como parceira chave da produção alimentar.
As agricultoras de hoje, mulheres excecionais
O mundo agrícola atravessa grandes mudanças em termos de feminização mas não só quantitativamente, com 25% de mulheres a dirigirem explorações contra 8% em 1970. Dessas, 80 % tornam-se agricultoras por aliança ou parentalidade mas são cada vez em maior número as que se instalam graças a um projeto profissional pessoal, após uma atividade profissional noutro setor. Confortadas por essa experiência profissional, as agricultoras têm tendência em serem mais criativas do que os homens no que respeita às atividades, desenvolvendo a venda em circuitos curtos ou as produções biológicas.
Graças aos seus esforços, trabalho e sentido das responsabilidades, as agricultoras participam cada vez mais na valorização da agricultura e do mundo rural e na abertura da profissão às problemáticas da sociedade. O aumento do número de mulheres, a evolução do seu papel no seio da exploração permite-lhes um outro olhar sobre a agricultura do futuro…. Para descobrir na SIMA com os ateliês temáticos em torno de "Mulheres na Agricultura" e no kiosque (hall 3)...
A descobrir na SIMA-SIMAGENA 2013
A SIMA-SIMAGENA, um verdadeiro barómetro da profissão, homenageia as mulheres, propondo diversas animações.
No programa para os visitantes…
. "As Mulheres na Agricultura" com 2 ateliês temáticos "As agricultoras em maior número: um outro olhar" (organizado pelo IGF – divisão Trame) para uma nova forma de implicação na agricultura. Um novo olhar sobre as problemáticas agrícolas : o aumento do número de mulheres e a evolução do seu papel na agricultura levam a uma nova tomada em consideração das relações humanas internas, entre os atores da empresa, e externas, para com as explorações vizinhas ou para qualquer outro ambiente externo. As mulheres propõem uma nova forma de implicação na agricultura.
Intervenientes : As mulheres do CNA e do grupo de Desenvolvimento do IGF Animador : Antoine CARRET
Domingo, 24 de fevereiro às 16 h 30 e quarta-feira, 27 de fevereiro às 16 h 30, hall 3
. O kiosque IGF (Inter Groupo Feminino) no espaço TRAME (Hall 3) a ocasião para todas as mulheres da agricultura trocarem informações sobre a sua condição e estatuto …
. A temática de 2013 incidirá sobre o bem-estar no trabalho.