Portugal aumenta o número de participantes na segunda presença conjunta na Fruit Logística de Berlim
Nos próximos dias 8, 9 e 10 de fevereiro, a Portugal Fresh – ASSOCIAÇÃO PARA A PROMOÇÃO DAS FRUTAS LEGUMES E FLORES DE PORTUGAL - regressa a Berlim para participar na Fruit Logistica 2012, uma das plataformas comerciais de maior destaque para o setor das frutas e legumes, na qual já participara em 2011, naquele que foi o primeiro evento na procura pela internacionalização do setor
A edição de 2011, na qual a Portugal Fresh participou com cerca de 23 empresas, atraiu 2.452 expositores provenientes de 84 países e contou com 56.000 visitantes de 132 países, consagrando-se, mais uma vez, enquanto polo negocial crucial para as empresas que pretendam abraçar o princípio de internacionalização enquanto uma realidade. De referir que o setor hortofrutícola incrementou as suas exportações em cerca de 17%, de 2009 para 2010.
Nesta edição, e apesar do contexto económico-financeiro nacional e europeu, estarão presentes cerca de 30 empresas hortofrutícolas, em 22 stands, que representam o de que melhor se faz no setor hortofrutícola nacional, o que ilustra o empenho dos produtores nacionais em apostar numa estratégia assente no positivismo e no investimento, com base na convicção da qualidade e diferenciação dos seus produtos.
A Portugal Fresh conquistou um espaço de 342 m2, no Pavilhão das Américas, localização privilegiada já que além de ser um dos pavilhões com maior afluência de visitantes, estará junto ao stand do Brasil, oferecendo maior protagonismo à língua portuguesa.
O programa previsto inclui a visita oficial da Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, Assunção Cristas, bem como momentos de animação proporcionados pelo Museu do Fado e demonstração de cozinha tradicional portuguesa, cujos ingredientes assentarão na produção nacional.
Esta assume-se como a terceira grande ação de promoção organizada pela Portugal Fresh — financiada pelo QREN, no âmbito do Programa Operacional Fatores de Competitividade — assente na coesão e na cooperação dos seus associados, com o objetivo comum de valorizar o setor hortofrutícola nacional, promovendo a competitividade e a internacionalização das frutas e dos legumes nacionais.