Organizações de Produtores no ciclo de Programação 2014-2020
A reduzida organização e concentração da oferta dos produtos agrícolas a nível nacional, em geral, e na região Norte, em particular, bem como o desequilíbrio da cadeia de valor, constituem dois dos principais entraves ao aumento da competitividade e melhoria do rendimento dos agricultores, que são amplamente reconhecidos e partilhados pelos agentes produtivos e pelas organizações representativas do setor.
No Programa de Desenvolvimento Rural do Continente 2020, a “Organização da Produção” é considerada como um dos objetivos fulcrais e prioritários para o ciclo de programação 2014- 2020. A promoção da organização da produção através do apoio a agrupamentos e organizações de produtores, bem como à fusão e aumento de escala das existentes, e a majoração das taxas de apoios a projetos de investimento nas explorações agrícolas de promotores que pertencem a Organizações de produtores, são alguns dos aspetos consignados no PDR 2014-2020.
Sendo importante que os agentes da região Norte comecem a mobilizar-se no sentido de se ajustarem a esta nova realidade e aos instrumentos de apoio que se avizinham, a DRAPN pretende desde já levar a cabo uma ação de divulgação e sensibilização subordinada ao tema “Organizações de Produtores no ciclo de Programação 2014-2020”, no dia 09 de maio, em Mirandela. [programa]