Final das colheitas celebrado no Cadaval

Publicado a 14-10-2013

Regressa ao Cadaval, de 19 a 27 de outubro, a 12ª edição do certame “Festa das Adiafas e Festival Nacional do Vinho Leve”, iniciativa camarária que visa celebrar o final das colheitas e promover a generalidade dos produtos regionais. Gastronomia, exposições, espetáculos, atividades equestres e colóquios voltam a animar a vila cadavalense ao longo de nove dias. 

A Festa das Adiafas, que volta a realizar-se no recinto junto ao Campo da Feira, trata-se de um certame cujas origens remontam aos tempos áureos das vindimas. A “adiafa” significava exatamente a refeição oferecida pelos proprietários vinhateiros aos seus trabalhadores no final da campanha agrícola, em sinal de gratidão pelo esforço e também como forma de assinalar o fim do ciclo produtivo.

Dando seguimento ao antigo “Baile das Vindimas” – antiga tradição da responsabilidade da associação de bombeiros locais que remonta ao final dos anos 50 –, a Câmara Municipal quis, em finais da década de 90, consagrar um certame a este momento alto para o concelho do Cadaval, do ponto de vista cultural e económico, começando anualmente a celebrar um evento comemorativo, que apelidaria de “Festa da Adiafa das Vindimas”.

Em 2002, esta iniciativa municipal passaria a chamar-se “Festa das Adiafas”, no intuito de abarcar não só a celebração da atividade vitivinícola como de toda a produção de origem regional, nomeadamente a Pera Rocha do Oeste (de que o Cadaval é o principal concelho produtor e exportador), mas também artesanal e de outros setores da vida socioeconómica e cultural da região.

 

Vinhos Leves de Lisboa voltam a ser premiados

O Festival Nacional de Vinho Leve associou-se, desde 2002, à Festa das Adiafas, fundamentando-se no facto de o Cadaval reunir, dentro da região vinícola de Lisboa, condições ideais para a produção do designado “Vinho Leve” – bebida de baixo teor alcoólico que anualmente faz as delícias dos visitantes da Festa das Adiafas. Anualmente, este festival reúne diversas adegas da região que estão representadas no certame com os seus vinhos para prova e venda.

Em 2011, surge o Concurso de Vinhos Leves da Região de Lisboa, numa parceria da Câmara do Cadaval com a CVR Lisboa – Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa. Trata-se de um concurso reconhecido pela OIV – Organização Internacional da Vinha e do Vinho e que visa distinguir os melhores entre os melhores de cada ano, de entre diversos Vinhos Leves da Região de Lisboa.

A Festa das Adiafas foi expandindo o seu âmbito e crescendo no número de visitantes e no reconhecimento pelo público em geral, fazendo sempre a organização por preservar o cariz etnográfico e popular que lhe deu origem.

 

Certame irá debater a floresta e o vinho

Dada a relevância económica da floresta para o concelho, na terça-feira, dia 22, pelas 19h30, o certame acolhe a tertúlia “Os benefícios da adubação nos espaços florestais”, com a participação de oradores da “ADP Fertilizantes”, onde se pretende, de acordo com Rute Santos (APAS Floresta), «discutir, debater e esclarecer os proprietários sobre esta operação que, muitas vezes, nem sequer é ponderada pelos produtores florestais», e que permite um melhor desenvolvimento dos povoamentos florestais e um aumento da produtividade.

A 26 de outubro (designado Dia do Vinho), pelas 15h00, decorre, no mesmo espaço, o colóquio “Promoção do Território Vitivinícola da Região de Lisboa”, que contará com representantes de CVR Lisboa, Rotas do Vinho de Lisboa e LeaderOeste. Após o colóquio, pelas 17h15 está prevista a ação de entrega de prémios referentes ao 3.º Concurso de Vinhos Leves de Lisboa.

A inauguração oficial da festa acontece dia 19 (sábado), pelas 14h30, com arruada da Praça da República até ao recinto. O certame abrirá, depois, ao fim de semana pelas 10h30 da manhã e durante a semana pelas 19h00.