Alimentaria&Horexpo Lisboa apresentou-se à imprensa internacional em Barcelona

A Alimentaria&Horexpo 2013 acaba de se dar a conhecer à imprensa na Internacional, em Barcelona. Aproveitando o palco fornecido pela Alimentaria Barcelona, a organização da mais importante feira do setor em Portugal e um dos eventos mais importantes da Europa no mercado agroalimentar revelou a data de realização de 14 a 17 de abril de 2013 e as grandes linhas estratégicas do Salão.

A Alimentaria&Horexpo Lisboa - Salão Internacional da Alimentação, Hotelaria e Tecnologia para a Indústria Alimentar é promovida pela AIP / FIL e Alimentaria Exhibitions, e constitui hoje “a grande plataforma de negócios do setor para os mercados de língua oficial portuguesa, representando 250 milhões de consumidores”, segundo Fátima Vila maior, diretora de área de feiras da FIL e responsável pela  Alimentaria&Horexpo Lisboa.

Na edição de 2011, os 4 pavilhões da FIL, com uma área de 45 mil m2, foram ocupados por 850 empresas participantes, com uma forte presença internacional, com empresas oriundas de mais de 30 países e mais de 30.000 visitantes profissionais entre os quais 1.200 compradores estrangeiros

Na última edição da Alimentaria&Horexpo Lisboa, o dinamismo do mercado ditou a apresentação de um novo formato de certame, congregando três salões e potenciando as sinergias inerentes aos mesmos:  

  • Alimentaria Lisboa – Salão Internacional da alimentação e bebidas
  • Horexpo – Salão Internacional da hotelaria e restauração
  • Tecnoalimentaria – Salão Internacional das tecnologias, maquinaria e equipamento para a indústria e distribuição alimentar

O novo formato traduziu-se numa ampla oferta do mercado alimentar e de hotelaria, com a presença de muitas empresas produtoras e distribuidoras de alimentos e bebidas, de equipamentos e decoração para a restauração e hotelaria, tecnologia e maquinaria para a indústria e distribuição alimentar.

 

2013: Reforço da vertente internacional

Sob o lema “os ingredientes certos para grandes negócios”, a edição de 2013 da Alimentaria&Horexpo Lisboa reforça a vertente internacional do certame, que já se sedimentou enquanto plataforma de acesso a um mundo de oportunidades de 250 milhões de consumidores a falar Português.

Brasil Angola, Moçambique são exemplos de Países que registam elevadas taxa de crescimento e alguns deles com uma classe média crescente em poder de compra e muito atraída por produtos estrangeiros.

Para apoiar as empresas nos negócios com o exterior, a organização da Alimentaria&Horexpo Lisboa apresenta na edição de 2013 algumas novas iniciativas como o Clube Portugal Exportador que tem por objetivo apoiar as empresas, no seu processo de diversificação e conquista de mercados internacionais de elevado potencial para as suas exportações.

Outras ferramentas criadas para o efeito são os Grupos de Trabalho e criação de um Espaço Premium para dinamização do networking sectorial, que não se esgotará no calendário de realização do certame.

 

Reforço do programa de Hosted Buyers em 2013

Fátima Vila Maior, confirmou para 2013 o reforço do programa de Hosted Buyers, que em 2011 promoveu a vinda de cerca 100 compradora internacional e permitiu o agendamento de reuniões bilaterais de negócios (B2B) com profissionais oriundos de países como a Índia, Bulgária, Brasil, Espanha, França, Cabo Verde, Angola, Moçambique, Israel, Ucrânia, Holanda, Hungria, Rússia, EUA, e China.

De acordo com a mesma responsável, em 2013 a organização da Alimentaria&Horexpo Lisboa quer “mais e melhor, aumentando o número de Hosted Buyers, o número de reuniões de negócios, o número de países de origem dos compradores e o número de Hosted Buyers oriundos dos países de língua oficial Portuguesa”.