Alimentaria&Horexpo arranca domingo com mais de 800 empresas

Publicado a 12-04-2013

Mais de 1.400 compradores estrangeiros deslocam-se à maior feira ibérica do setor agroalimentar para investirem em produtos nacionais

Arranca no próximo domingo, dia 14 de abril, a Alimentaria&Horexpo Lisboa 2013 - Salão Internacional da Alimentação, Hotelaria e Tecnologia para a Indústria Alimentar. Com um total de 800 empresas presentes numa área de 35.000 m2, a confirmação da participação de 1.400 compradores estrangeiros e um vasto programa que destaca as oportunidades internacionais e as inovações do setor, para a organização estão reunidos os ingredientes necessários para mais uma edição de sucesso da maior feira agroalimentar da Península Ibérica.

Co-organizada pela AIP – Feiras, Congressos e Eventos e Alimentaria Exhibitions, a Alimentaria&Horexpo Lisboa é o certame líder do setor alimentar em Portugal e na Península Ibérica, constituindo-se como a maior plataforma de negócios e contactos profissionais para os setores da alimentação, distribuição e hotelaria. Nesta edição marcam presença mais de 800 empresas sendo que 70% são empresas nacionais e 30% são empresas oriundas de outros mercados como Brasil, Coreia do Sul, Argentina, China, Quénia, Paquistão, entre outros, para além dos habituais mercados de dentro da Europa.

A Alimentaria&Horexpo Lisboa 2013 conserva o modelo de certame que congrega três salões, um formato que se traduz numa ampla oferta do mercado alimentar e de hotelaria, com a presença de muitas empresas produtoras e distribuidoras de alimentos e bebidas (Alimentaria Lisboa), de equipamentos e decoração para a restauração e hotelaria (Horexpo), tecnologia e maquinaria para a indústria e distribuição alimentar (Tecnoalimentaria).

Sob o lema “Novos Compradores, Novos Mercados, Novas Oportunidades”, a edição de 2013 do salão reforça a sua faceta internacional, já sedimentada enquanto a 4ª maior e mais importante feira generalista do setor da alimentação no ranking europeu e como plataforma de acesso a um mundo de oportunidades de 250 milhões de consumidores a falar Português.

O Brasil é o país convidado na Alimentaria&Horexpo Lisboa 2013. A participação do Brasil está a cargo do Ministério das Relações Exteriores, em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), com reflexos no contingente de empresários confirmados oriundos deste país.

 

Produtos gourmet portugueses suscitam interesse nos compradores estrangeiros

Para a edição de 2013 do salão a organização tem confirmada a presença de mais de 1.400 compradores internacionais vindos de 70 países e estão já agendadas a realização de mais de 700 reuniões durante os 4 dias de certame.

Do programa de Hosted Buyers destaca-se a presença de 40 compradores oriundos do Brasil (país convidado da edição de 2013 da A&H Lisboa) e mais de meia centena vindos de Angola, Moçambique e Cabo Verde. Também do Brasil virá uma comitiva de 35 compradores da ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados.

Bulgária, Canadá, Dinamarca, Espanha, Estónia, Holanda, Irlanda, Israel, Lituânia, México, Polónia, UK, Roménia, Rússia, São Tomé Príncipe, Tunísia, EUA, são outros países que se fazem representar neste evento.

Estes compradores (importadores, grossistas, retalhistas, da hotelaria, restauração, importadores de vinhos e cadeias de supermercados) procuram nesta feira produtos alimentares portugueses, com destaque para o segmento gourmet, como o vinho e o azeite. 

 

Internacionalização do setor agroalimentar em destaque no Programa de Atividades da feira

Com o objetivo de apoiar as empresas portuguesas nos negócios com o exterior, a organização da Alimentaria&Horexpo Lisboa 2013 apresenta novas iniciativas que visam a concertação de estratégias internacionais de promoção, criação de sinergias inter-empresas orientadas para a exportação e a definição das linhas orientadoras de atuação em vários mercados para os próximos anos. É o caso do 1º Fórum de Internacionalização do setor Alimentar

Paralelamente a organização dá também destaque ao Clube Portugal Exportador, a ter lugar na FIL, durante os dias 15 e 16 de abril. A iniciativa pretende juntar as empresas portuguesas exportadoras do setor agroalimentar e da hotelaria aos compradores internacionais, privilegiando a diversificação dos contactos externos e procurando concretizar a presença de mercados do eixo atlântico, Europa, países emergentes e CPLP.

Este evento, que se focará na promoção das exportações portuguesas dos setores da alimentação e bebidas, da agro indústria, da tecnologia para a indústria alimentar e dos equipamentos para a Distribuição Alimentar, Restauração e Hotelaria, aposta numa dinâmica ambiciosa de Identificação de Compradores Internacionais de Mercados e tipologias de interesse para os diferentes produtos e dimensão das empresas portuguesas e representa um investimento de cerca de 170.00,00 €.

Nas tardes dos dias 15 e 16 de abril, no Pavilhão Multiusos, da FIL, a AHRESP promove a 5ª edição das suas Jornadas, este ano dedicado ao tema "E depois da Troika?". O propósito dos painéis de debate será debater e refletir acerca das dificuldades e oportunidades que surgem diariamente na gestão das empresas da restauração e hotelaria.

Em destaque no programa de conferências do certame está também o Congresso do Consumidor, organizado pela KantarWorldpanel com o apoio da Alimentaria&Horexpo Lisboa 2013, e que terá lugar no Auditório III do Pavilhão 1. O Congresso do Consumidor dará destaque aos temas “Os presentes desafios em Shopper & Retail Intelligence”, “As problemáticas atuais da Alimentação e Nutrição dos Portugueses” e “Análise de Casos de Sucesso locais e Experiências de Internacionalização”.

 

80 novos produtos são lançados em primeira mão no Espaço INNOVAL

Localizado no Pavilhão 2 da FIL, no espaço INNOVAL - Novos Produtos, um conjunto de empresas nacionais e estrangeiras dão a conhecer, em primeira-mão, aos visitantes profissionais  os mais recentes lançamentos do setor. Serão cerca de 80 os novos produtos que nesta edição terão um palco privilegiado. Destacam-se entre estes as novas misturas de azeite, vinhos, chocolates, produtos gourmet, mas também produtos inovadores para a indústria hoteleira, equipamentos e tecnologias, entre outros. 

O INNOVAL - Novos Produtos é concebido como um projeto de mostra de inovação e que se caracteriza por ser uma das áreas mais atractivas para os visitantes profissionais, já que permite conhecer os produtos mais inovadores que tenham sido lançados no mercado português.