A gastronomia portuguesa enquanto forma de combate à obesidade

Município de Alvaiázere aposta na sensibilização para a importância de se fomentarem hábitos de alimentação e vida saudáveis

 

O Município de Alvaiázere formalizou um protocolo com a Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas que visa sensibilizar a comunidade alvaiazerense para a importância de se desenvolverem hábitos alimentares que potenciem a qualidade de vida e bem estar. Este investimento municipal traduz-se numa aposta na educação para a saúde, sendo este um dos pressupostos do projeto educativo municipal que tem vindo a ser implementado ao longo dos últimos anos.

Este protocolo implica a implementação de um plano de intervenção no concelho de Alvaiázere que permitirá um trabalho sistematizado e de enorme qualidade com a população escolar, com os profissionais de saúde, os profissionais da restauração e a comunidade em geral.

Assim, ao nível da população escolar foram dinamizados workshops de culinária com alunos do Ensino Pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, nos dias 13 e 15 de dezembro, respetivamente.

Nestes workshops, que contaram com a presença de um representante da Federação Portuguesa de Confrarias Gastronómicas, de um elemento da Direção do Agrupamento de Escolas, do Município de Alvaiázere e de nutricionistas da Universidade Atlântica, dois Chefs da Escola Superior de Hotelaria de Coimbra conduziram os alunos na aventura de prepararem uma ementa equilibrada em que o chícharo e outros produtos endógenos foram reis.

Terá lugar, também, no dia 27 de dezembro, uma ação de formação destinada a professores e profissionais de saúde, com a duração de 7 horas e, no dia 09 de Janeiro, uma sessão de esclarecimento destinada à comunidade em geral, aos profissionais da restauração e aos colaboradores das Instituições de Solidariedade Social.

Com este conjunto de iniciativas pretende-se aliar a gastronomia tradicional à saúde, na medida em que os ingredientes tradicionais e naturais endógenos (azeite, hortofrutícolas e cereais, entre outros) constituem (e sempre constituíram) a base de uma alimentação saudável e equilibrada e, consequentemente, potenciadora de maior qualidade de vida.

 

Escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico